30 de julho de 2011

Estudos de mercado e o uso de ferramentas para melhorar a relação interna das organizações em Marketing

Conhecer as ferramentas disponíveis para compartilhar informações é indispensável para todas as organizações, mas o principal fator que influência o desempenho da empresa no mercado ainda é sua inteligência, distribuída entre seus colaboradores e que permite encontrar oportunidades no mercado.
A comunicação é fundamental para todos os negócios, e muitos investimentos em sistemas podem trazer maior agilidade em consultas ou troca de informações entre as pessoas, mas somente o software não fará tudo sozinho, ele apenas facilita alguns processos e o desenvolvimento das soluções está nas mãos das pessoas.
Mas existem empresas que acham que um simples sistema fará tudo, que não há mais necessidade de pessoas na organização e que o colaborador irá atrapalhar a comunicação entre as máquinas e seus sistemas implantados.
No entanto existem inúmeras opções para se equilibrar o uso de programas e pessoas, pois para fazer um programa é necessário contar com uma pessoa, para fazer a manutenção dos sistemas também e poucas organizações enxergam que o seu maior diferencial pode estar nas pessoas, que por vezes ficam de lado em inúmeros processos organizacionais.
Diante da necessidade empresarial de equilibrar o uso do conhecimento das pessoas e fornecer-lhes um bom sistema de informação é evidente que as mudanças culturais são necessárias, pois todas as organizações sempre dependerão de pessoas, seja para produzir ou para adquirir produtos ou serviços.
Então cabe ao gestor entender que as melhores ferramentas atingem todo o seu potencial quando as pessoas estão bem preparadas, possuem a cultura de compartilhar as informações e sabem que também são cliente sem muitos momentos, e portanto conseguem enxergar o que apenas algumas empresas realmente enxergam quando lidam com seus consumidores.