26 de julho de 2011

A globalização e os novos desafios do mercado em Marketing

A mudança e o desenvolvimento são partes fundamentais para a evolução e criatividade, assim como é necessário que as organizações possam abrir espaço para que seus colaboradores tragam seus conhecimentos diferenciados para dentro da organização e encontrem soluções para os possíveis problemas.
Muito do que é desenvolvido em uma empresa era guardado como segredo, hoje existe uma abertura para que os colaboradores realmente desenvolvam ideias, estudem soluções mais práticas, criem produtos ou serviços que estejam alinhados com os desejos dos clientes e satisfazendo-os.
Diante das inúmeras oportunidades que surgem é necessário ter um foco, definir os objetivos da organização, estimular que os colaboradores participem dos processos criativos e que tragam ideias novas para o contexto empresarial.
Também fica evidente que a concorrência impulsiona a necessidade de melhorar seus produtos ou serviços, a qualidade, subjetiva ecompletamente individual, faz com que as pesquisas sejam fontes de informação cada vez mais utilizadas e que apontam as melhores soluções a se ofertar.
Então a necessidade de treinar e desenvolver as habilidades dos colaboradores é mais presente, caso a empresa deixe de treinar seus colaboradores poderá correr riscos como a perda dos maiores valores da organização, assim como o investimento em treinamentos deve ser elaborado em conjunto com os colaboradores, e não somente porque a empresa acha que é interessante.
Quando as empresas conseguem enxergar sua relação com as pessoas de uma forma menos automatizada é possível encontrar oportunidades mais facilmente, o pensar faz parte do dia a dia da organização, assim como os clientes determinam a continuidade ou não da vida de uma empresa no mercado.
Então as empresas acabam por aprender que o investimento feito em relacionamentos deve começar dentro da organização, os primeiros consumidores de todas as empresas são seus colaboradores, assim como as pessoas que produzem devem enxergar o seu trabalho no produto final.
Mas são poucas as organizações que desfrutam de experiências que promovem o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores, que investem em treinamentos para que a habilidade do colaborador seja melhorada etraga novos conhecimentos às pessoas, gerando assim o interesse em estudar ou participar de treinamentos que sejam vistos como úteis e práticos.
As mais novas soluções sempre são desenvolvidas com base em conhecimento, pesquisas e estudos contínuos, nenhuma ideia surge do nada, e as organizações passam a investir melhor quando conhecem realmente seus colaboradores, sabem quais são sua habilidades, seus pontos fortes que fazem a diferença e como o trabalho integrado entre as pessoas é a maior vantagem competitiva que a organização possui.
Diante da nova realidade, com a percepção mais presente da globalização, é possível compreender que os consumidores tornaram-se mais exigentes, os concorrentes estão presentes em qualquer país ou continente, não existe mais um território único para atuar e até mesmo as pequenas empresas estão inseridas neste universo empresarial que diminuiu as fronteiras do comércio.
Talvez as empresas ainda estejam buscando um conhecimento mais profundo sobre si mesmas, para que seus produtos ou serviços conquistem novos clientes em suas respectivas regiões e atendam aos desejos de clientes que estão do outro lado do planeta, assim como interagem diretamente com aqueles que podem estar na vizinhança.