4 de julho de 2011

A habilidade organizacional ao conectar as áreas, tendo como base o conhecimento de mercado, os estudos e pesquisas de Marketing

Contar com áreas interdependentes faz com que as empresas fiquem mais fortes, por colocarem em um mesmo grupo todos os colaboradores, mesmo que dificilmente eles mantenham contato uns com os outros, garantindo também a criatividade de cada indivíduo, e respectiva área, além de integrar e solidificar as ações com um foco muito mais assertivo, evitando que um concorrente se aproxime ou busque seus melhores colaboradores.
Escolher os colaboradores é parte de um processo que não termina na seleção, pois todas as suas habilidades trarão oportunidades e vivenciarão a inovação enquanto puderem compartilhar e trocar ideias com os demais, visando criar um ambiente organizacional onde existem estruturas sólidas e flexíveis que apontam para a vanguarda de mercado.
No entanto muitas empresas optam por dividirem-se internamente, colocar uma área contra a outra, levantando paredes invisíveis que inibem a distribuição do conhecimento e o alcance da excelência.
Em contrapartida as melhores e mais inteligentes organizações preferem tornar seus ambientes internos uma fábrica de soluções, pulsante e ao mesmo tempo estável, sólida e adaptável ao presente, como se moldassem suas ações ao que realmente é interessante e estivesse destinado única e exclusivamente a elas.
Mas por incrível que pareça muitas empresas ainda acham que estão sozinhas no mercado, que os concorrentes são ilusões ou meros boatos, que com o passar do tempo se desmancham com uma leve brisa e não as incomodam mais.
E é por isso que diariamente muitas organizações perdem seus melhores colaboradores, pois deixam crenças retrógradas dominarem seus ambientes, virando uma verdade que atrasa o desenvolvimento e gera a insatisfação interna, o que consequentemente chega ao consumidor através de um simples contato com a empresa ou colaborador.
Então o desenvolvimento é jogado às traças, guardado em um cofre sem chave e perde todo o sentido, pois fará com que as pessoas, e também a empresa, tenham que trabalhar e criar, como se isso fosse a exceção em um mercado ou não fizesse parte do íntimo de cada ser humano que desenha seu destino a partir do conhecimento que adquire ao longo dos anos e compartilha com outras pessoas.
Mas além disso é necessário ter também a capacidade de aprendizado, outro fator pouco comum em muitas empresas, que ficam ancoradas em preceitos ilusórios e completamente desconexos do mercado, evidenciando a incapacidade em aceitar que sempre existe mais de uma resposta para cada pergunta, e que, invariavelmente, faz com que o conhecimento seja ampliado.
Ainda assim há um preparo anterior que só é possível por causa da formação, tanto de caráter quanto no campo dos estudos, e que são refletidos diretamente nas ações tomadas diante dos clientes, a não ser que alguma pessoa do planeta goste de ser mal tratada quando se desloca até um ponto de venda.
Existem mais fatores que determinam o êxito de uma empresa no mercado, pois todo o planejamento só poderá ser executado perfeitamente se todos os colaboradores possuírem a mesma visão da empresa, não abandonando o lado humano de cada ação e fazendo do negócio da organização algo muito mais valioso do que um ponto em que o dinheiro é trocado por um produto ou serviço, como acontece diariamente em inúmeras ocasiões.