27 de julho de 2011

Habilidades, colaboradores e treinamentos em Marketing

Conhecer os colaboradores permite à organização elaborar treinamentos focados em suas habilidades, fortalecendo-as e criando uma relação de integração entre as pessoas e suas diferentes áreas.
Muitos treinamentos são voltados apenas para que a empresa passe uma mensagem de que se importa com as pessoas, o que leva a perceber que são voltados para os pontos fracos das pessoas.
Enquanto algumas melhores empresas voltam seu foco para as habilidades, outras preferem olhar para o lado oposto, deixam de aproveitar o tempo para treinar e capacitar ainda mais as pessoas para enfraquecê-las ao deixar de focar em suas habilidades.
Então é natural que os melhores treinamentos estejam alinhados com a percepção real das habilidades individuais, pois é o conjunto que forma a empresa, e a diversidade é a maior força que uma organização pode ter.
Também é possível entender melhor os motivos que levam os colaboradores a se dedicar mais, e isto passa pela percepção da empresa para com seus colaboradores, as que enxergam seres humanos ganham o melhor de cada pessoa, aquelas que enxergam números recebem o suficiente.
Com isto o atendimento também é afetado, pois os treinamentos são elaborados para padronizar o comportamento de um vendedor ou atendente, como se os clientes fossem iguais e não pudessem sair do roteiro da empresa.
Quando as empresas conseguem oferecer muito mais do que a simples mecanização de ações acaba por receber muito mais, do que a aquisição de produtos ou o trabalho de nível suficiente, e então alcançar a excelência.