21 de julho de 2011

Melhoria contínua de produtos e serviços e a percepção de valor do cliente em Marketing

Aperfeiçoar produtos e serviços exige muitos estudos, focados essencialmente na busca de diferenciais que surpreendam consumidores e que posicionem o produto ou serviço de forma específica na mente do consumidor.
Ao melhorar o produto ou serviço ofertado a empresa opta por diferenciar tudo o que produz diariamente, analisando as variáveis encontradas em pesquisas, bancos de dados e também tomando como referência o concorrente.
Mas as melhores soluções devem apontar caminhos para melhorias ao longo do ciclo de vida, além de construir a fidelização e permitir que os consumidores percebam o valor criado.
Então pode-se perceber que o valor só é valor quando o cliente assim o percebe, pois não há como alguém imaginar que todas as pessoas do planeta percebem o produto ou serviço da mesma forma, e para que exista a percepção do valor é necessário saber que o valor é a razão dos benefícios sobre os custos (Valor = Benefícios/Custos).
Diante do cálculo do valor é possível notar que o consumidor, e nenhuma pessoa em sã consciência, poderá avaliar um produto sem perceber seus benefícios, a não ser que esta pessoa goste de pagar muito mais do que o produto ou serviço pode oferecer.
O valor de um produto não é imposto pela empresa, mas é dado pela percepção de seus clientes, que utilizam-no e que buscam o melhor para si.