17 de julho de 2011

O conhecimento da amplitude dos mercados e a mudança das estratégias de Marketing para a diferenciação da concorrência global

Comparações são invetáveis em todos os mercados, fator que influencia diretamente nas decisões estratégicas e traça novas rotas a serem seguidas, como forma de manter o controle das escolhas, mesmo quando as dúvidas podem contar com uma aparência muito maior do que realmente têm, ainda mais quando o concorrente em questão não é vizinho, pois está do outro lado do mundo, ponto que denota a maneira como as empresas devem tratar a nova formatação do mercado, que é amplo para as empresas inteligentes e ao mesmo tempo tão reduzido quando as opções selecionadas são tratadas com achismos.
Ter a sua empresa comparada é um princípio que atualmente ainda é tratado com desleixo, como se esta variável não tivesse impacto nas decisões, só que durante todo o tempo os clientes estão analisando e testando todas as organizações, quer estejam em sua região, quer estejam a milhares de quilômetros dali.
Para que esta noção de amplitude fique mais evidente para as empresas é preciso que suas referências de localização estejam alinhadas com o mercado, e é aí que entra a estratégia que foca no público-alvo correto, que traz para dentro das empresas as experiências dos colaboradores, que contribuem para o desenvolvimento de soluções, mesmo que tenham se espelhado em outra organização, ou até sejam usadas práticas de benchmarking, ação tomada apenas por empresas inteligentes que possuem um autoconhecimento pleno.
Do outro lado sempre estarão empresas que se apequenam diante de suas ações, que acreditam que elas dão o direcionamento do mercado e promovem o que bem entenderem por acharem que o consumidor é obrigado a comprar algo que não precisa e não quer, além de pagar com o dinheiro que não possui, bem ao estilo de empresas que tratam o marketing como uma propaganda enganosa que tem como resultado o lucro.
Então a inteligência passa a ser um fator decisivo, pois as demais organizações, que são inteligentes e usam este fator ao seu favor, conquistam fatias maiores e melhores do mercado, possuem consumidor fiéis e colocam o conhecimento dentro de cada ação, estudando e pesquisando continuamente cada etapa dos processos, focando em valores que revelam o significado real das responsabilidades tomadas para si e para com os colaboradores e clientes.
Mesmo assim é preciso mudar o rumo de vez em quando, preferivelmente para melhor, com afinco e demonstrações claras de que evoluir é natural e que olhar para os lados não é a ameaça, mas a capacidade de enxergar as melhores oportunidades, pelo simples fato de que a empresa não está presa em trilhos que não levam a lugar alguma a não ser a comparação com os concorrentes por oferecem os mesmos produtos e serviços, sem diferenciais e sem personalidade.