28 de julho de 2011

O conhecimento e o pensar das organizações em Marketing

O êxito em um mercado dependerá dos estudos e pesquisas de uma organização, o que engloba todos os colaboradores, já que todas as pessoas que trabalham na empresa devem ter um foco único e caminhar em uma única direção.
Quando a empresa deixa a integração de lado é superada facilmente pela concorrência, deixa de aprender, não desenvolve conhecimento e passa a achar que sabe tudo, que uma única pessoa é capaz de resolver os problemas e que apenas uma área é responsável pelo sucesso.
Logicamente estas empresas esquecem que se uma pessoa fosse responsável por tudo não haveria necessidade de mais ninguém, assim como não seriam necessárias as outras áreas e o trabalho com problemas seria o único existente no planeta.
Por outro lado as empresas com inteligência e integração colhem os melhores frutos, conseguem entender melhor o mercado e o aprendizado é distribuído.
Também é evidente que as empresas que pensam conseguem planejar melhor,atendem melhor seus clientes e tornam-se a referência no mercado, já as empresas que acham desaparecem rapidamente do mercado.
Então é possível perceber que a concorrência também é positiva para as organizações, pois traz a necessidade de desenvolver novos estudos, entender melhor o seu próprio consumidor e aprender que existem diferentes produtos para diferentes clientes, e que uma única empresa não pode atender a todos os consumidores do planeta.
A melhor forma de uma empresa aprender a lidar com o mercado é saber que sempre terá que atender um grupo limitado de pessoas, que os concorrentes também ocupam seu espaço e que sem o relacionamento com o consumidor não há razão para a empresa existir.
Ao pensar a empresa desenvolve um conhecimento maior, faz com que suas estratégias sejam construídas com base em dados e fatos, além de oferecer os melhores produtos e serviços para seus clientes.