20 de julho de 2011

O conhecimento e o uso do Marketing permissivo na fidelização de clientes

Conhecer o mercado é fundamental para qualquer empresa, pesquisas trazem novas informações para o ambiente interno e permitem que a empresa possa desenvolver estratégias de comunicação mais eficazes ao longo do tempo, mesmo assim existem organizações que optam por invadir a vida dos clientes ao não pensar.
Todas as ações das empresas devem ser pensadas, mas sempre existem mentes brilhantes que acham e se iludem com a possibilidade de estarem corretas, e então as empresas acabam por perder clientes e até desaparecem do mercado mais rapidamente.
Com o uso da internet uma nova realidade surgiu, a comunicação é elaborada e distribuída por e-mail, chega aos cliente sem a sua permissão e acaba se tornando apenas lixo eletrônico.
Desta forma muitas campanhas sequer são vistas pelo consumidor, pois ao receber algo não solicitado a sua privacidade é invadida, os seus direitos desrespeitados e a empresa perde credibilidade.
Mas quando as empresas aprendem com seus estudos e pesquisas podem desenvolver ações que serão bem recebidas pelos clientes, e é neste ponto que entra o Marketing permissivo, onde o cliente define o que deseja ou não receber, e quando e onde receber.
Talvez as empresas não consigam perceber que o cliente tem a opção de escolher o que é interessante e o que pode ser deixado de lado, então as ações que lidam com o Marketing permissivo têm resultados melhores, pois o cliente está disposto a conhecer novos produtos, serviços e demais ações que a instituição possa fazer.
A comunicação é muito importante para ser tratada como um meio de importunar os clientes, a falta de conhecimento de muitos gestores transforma uma conta de e-mail em algo desagradável para o consumidor, pois diariamente ele terá que apagar inúmeras mensagens não solicitadas e isto não é utilizar uma estratégia de relacionamento com o cliente, é enviar spam e destruir a imagem da empresa perante o mercado.
Muitas pessoas irão achar que podem enviar mensagens sem a permissão dos consumidores, encherão as caixas do correio eletrônico com e-mails que serão jogados fora sem a leitura e que farão com que os concorrentes ganhem novos clientes.
Tomar decisões com base no achar é a ruína para todas as organizações,a falta de pensamento dos gestores leva a organização a desaparecer e a ficar marcada como a empresa que irrita seus clientes.