11 de julho de 2011

O posicionamento organizacional diante do exercício diário da busca pela compreensão dos desejos dos clientes em Marketing

Compreender aos consumidores é um exercício que não tem fim, pois esta constante permite que os produtos e serviços sejam desenhados de maneira específica, com uma fonte de inspiração direcionada à satisfação de clientes, tendo como sustentação o conhecimento compartilhado pelos colaboradores, em uma rede intrincada que permite a troca de ideias e informações de forma rápida e eficaz, sem deixar que o tempo consuma a organização, fato que acontece a cada novo dia às empresas que preferiram impor suas percepções aos consumidores e não trazê-los para perto o suficiente para compartilharem a mesma visão.
Atividades bem delineadas direcionam as melhores empresas ao êxito e destaque no mercado, deixando em aberto a possibilidade de desenvolvimento contínuo, fato que transforma a visão organizacional com o passar dos anos e a deixa preparada para encontrar as melhores oportunidades.
Mesmo assim é preciso ter consciência de cada ação, não como forma de reagir aos concorrentes, mas como premissa para se alcançar a vanguarda de um mercado extremamente competitivo.
Por outro lado é necessário contar com um time de colaboradores entrosados, que falem a mesma língua, ponto determinante para se enviar a mensagem da forma correta ao consumidor, pois estes colaboradores estarão em contato com aqueles que decidem diariamente o futuro da sua empresa.
Ainda assim é possível encontrar empresas que relutam em fazer o que é certo, que tratam seus clientes como escravos e que se esforçar não é relevante, pois as organizações, na crença interna, determinam quem é e como pensa o consumidor, deturpando o presente e apegando-se ao passado de tal maneira que a única possibilidade é o desaparecimento desta empresa.
Então o crescimento de mercado também é afetado, chegando ao ponto de ser reduzido dia após dia por causa de decisões baseadas em achismos, onde a razão é tratada como a parte descartável de qualquer processo e colocando nas mãos dos concorrentes o destino das empresas menos privilegiadas em termos de inteligência e conhecimento.
Mas também é fácil perceber que diariamente a cultura que trata o consumidor como um mal é disseminada e explorada como verdadeira, partindo de um princípio que cria uma avaliação com dois pesos e duas medidas, pois quando estas organizações estão na figura do consumidor exigem o máximo das demais, pois agora elas acreditam que podem definir o futuro de uma empresa.
Por isso é importante inovar constantemente em um mercado, para que as ideias não envelheçam e tornem-se âncoras que levam para o fundo dos oceanos, contrariando a essência das empresas que se enraízam em um mercado através do contato com os clientes, para crescerem e ampliarem suas atividades continuamente, com ações que estão além da mera troca de uma soma em dinheiro por um produto e serviço.
Só que esta ação não é facilmente percebida em um grande grupo de empresas, que não podem entender que o desenvolvimento não é mais opcional, e que através dele novos portos surgirão e servirão de base para que novos mares sejam vistos e recebam seus produtos e serviços.