14 de julho de 2011

Organizações tomadas pelo hábito do desenvolvimento contínuo, no planejamento e na troca de ideias em Marketing

Contar com um time de colaboradores é vital para o êxito de qualquer ação, seja ela para as pessoas dentro da empresa ou para seus clientes, tomando as decisões com base no conhecimento, criando e redirecionando as informações relevantes ao lugar adequado no tempo exato, fato que ocorre quando a visão da organização vai além dos lucros do presente e coloca em primeiro plano o uso amplificado de cada informação obtida no contato com os consumidores através de seus colaboradores, gerando um ciclo produtivo que só será extinto se a organização fizer o máximo para não se adaptar ao mercado, uma realidade presente em muitas empresas e que dá aos concorrentes as vantagens competitivas que tanto aguardam.
Formar um time não é algo difícil quando a empresa baseia suas decisões no conhecimento, pois traçam um planejamento de tal maneria que é muito difícil quebrar a ordem das ações, uma vez que todos os colaboradores acabam conectados e interessados em fazer o melhor a cada dia.
No entanto é possível encontrar no mercado empresas que fazem o oposto, que acham, e até acreditam, que seus colaboradores são formas de custos inseridos em um ambiente perfeito, e levam esta visão anuviada até os consumidores, pois não existe investimento em comunicação direcionada aos clientes, já que isto gera um custo que na visão destas empresas não traz retorno.
Isso é até passível de dúvida por um certo momento, mas diariamente inúmeras empresas preferem expulsar as pessoas, seus colaboradores e clientes, de seus ambientes, como se as ideias inovadoras e os desejos não as sustentassem ou mantivessem suas portas abertas, o que é facilmente perceptível e constatado.
Então tudo é feito com a intenção de desmotivar as pessoas, jogando-as de um lado para o outro a cada instante, criando regras esdrúxulas e inacreditáveis, pois limitam as oportunidades de se fazer muito mais com um investimento feito de forma inteligente.
Mas nem só de investimentos é possível alcançar o êxito, é necessário ter conhecimento suficiente para saber o que é vital e o que pode esperar um pouco, e é neste momento que as empresas deixam a desejar se possuírem um foco exclusivo em lucro sem o autodesenvolvimento, que exige um investimento em todas as áreas, especialmente no que tange ao capital intelectual, e como esta variável não é visível acaba jogada às traças na primeira oportunidade, pois muitas organizações não se preparam para incentivar o desenvolvimento dos colaboradores.
Por isso as melhores empresas são encontradas em um pequeno bloco, saltando aos olhos e se tornando o objeto de desejo de muitas pessoas, tanto nas oportunidades de se trabalhar nelas quanto de adquirir seus produtos e serviços, pois o consumidor quer e gosta de se sentir parte deste processo evolutivo que leva o mercado aos patamares mais elevados.
O desenvolvimento contínuo já foi uma opção há muitos anos, hoje é o básico e traz diferenciais que só fazem sentido quando o expectador é agraciado com a capacidade de perceber que evoluir faz parte da vida de todos diariamente, ou pelo menos daqueles que contam com um leve grau de inteligência.