25 de agosto de 2011

Agilidade e conhecimento na tomada de decisões estratégicas e fundamentais para o desenvolvimento da empresa em Marketing

Por incrível que pareça a maioria das organizações não toma decisões com base em conhecimento, abstendo-se das informações o mais rapidamente possível em função da pressa que domina a escolha por este ou aquele caminho, tentando criar um universo paralelo onde o que menos importa é o saber, valendo-se de uma falsa impressão de que tudo se ajusta com o tempo ao já ter nascido completamente torto.
Pensar é um diferencial com o qual poucas empresas sabem lidar, já que a reflexão não está inclusa na cultura organizacional, fator que torna cada ação impensada e dissociada do mercado real, fruto de uma visão míope e inadequada ao presente, e também ao futuro.
Mesmo assim muitas organizações ainda tentam validar o que é na verdade um método para cavar um buraco e colocar a empresa dentro, cobrindo-a com terra aos poucos, para que todos se acostumem gradativamente com a situação final que chegará em breve.
Fazendo isso a empresa tenta fugir do local em que se colocou, cria subterfúgios para dar aos concorrentes a culpa pelas suas falhas, pela incapacidade de evoluir e de deixar a excelência passar pela porta de entrada, como se isto fosse ruim e não trouxesse benefício algum.
Mas o mercado é agraciado com empresas competentes, em número reduzidíssimo é óbvio, mas que sabem olhar para o passado, retirar as informações necessárias para seguir em frente e colocar em seus planos de ação o desenvolvimento contínuo, não figurando apenas como uma empresa, mas sim como a solução procurada pelo consumidor.
E ainda existem mais ações tomadas para a diferenciação plena, pois até os colaboradores são incentivados a olhar para a frente, para os lados e para trás, já que os 360 graus de informação contemplam as organizações inteligentes que aproveitam seus colaboradores para saber o que acontece fora de suas paredes.
Então tudo acaba baseado nas informações mais relevantes, na atualidade e frescor dos dados, e a novidade é transformada em inovação, tão relevante que encanta cada colaborador e cliente na mesma intensidade, de forma tão precisa que não há como qualquer concorrente satisfazer os seus clientes oferecendo os produtos e serviços que vendem.
Portanto é possível entender que as empresas inteligentes não focam suas ações na oferta de mais uma opção, pois colocam-se dentro de um ciclo de vida próprio ao abrirem espaço para a entrada do conhecimento e troca de ideias entre seus colaboradores sem ficarem achando desculpas, pois têm a certeza de que merecem o destaque recebido ao agirem continuamente, e não somente quando o concorrente se move.