19 de agosto de 2011

As conexões internas voltadas às ações inteligentes das organizações em Marketing

Todas as atividades organizacionais estão interligadas e dependem umas das outras para propiciar o desempenho de alto nível desejado, contando com colaboradores muito bem preparados e colocados em uma posição onde o pensar está à frente de qualquer procedimento mecânico, para não estagnar a inovação e oferecer produtos e serviços cada vez melhores aos clientes, sem que isto as impeça de aproveitar o estágio de maturidade de tudo o que produzem.
Dia após dia muitas oportunidades passam despercebidas por diversas empresas, que não conseguem visualizá-las por estarem ocupadas demais apagando incêndios causados por aqueles que não sabem o que fazem.
Isto ocorre por uma falsa impressão de competência, como reflexo do desleixo organizacional em analisar e conhecer muito bem as pessoas que estão em seu cerne, fator que traz como consequência a excelência, objetivo muito comentado e que não é tratado com o devido respeito.
Sendo assim os concorrentes que se preparam conseguem evitar que as decisões mais estratégicas fiquem presas àquilo que não é viável, pois uma organização inteligente sabe quem são seus colaboradores e colocam-se à disposição do desenvolvimento, sem as amarras requeridas por aqueles que de repente são colocados como a salvação e sequer podem salvar a si próprios.
Também é óbvio que as melhores ações são voltadas à inovação, requerendo um investimento previamente analisado em todos os detalhes, para não deixar dúvidas que a solução apontada é, no mínimo, competitiva.
Então a competição pode parecer o principal foco, mas quando as áreas de uma empresa passam a brigar entre si só existe uma saída, a retirada daqueles que atrapalham o desenvolvimento ou o encerrar de atividades, pois as organizações sempre devem basear suas escolhas pelo que é certo, deixando o duvidoso para as empresas incompetentes.
Este tipo de relação das empresas com o conhecimento também aponta para o desfecho de cada ação, o mero atrair clientes é coisa do passado, pois o cliente tem em seu poder todas as informações, seja através de redes de amigos ou de relacionamentos, bem como na troca constante de informações com pessoas de qualquer local do planeta, inviabilizando a ação das empresas que nada tem a oferecer aos seus consumidores.
Por outro lado alguns dirão que é praticamente impossível extinguir as péssimas organizações, o que pode ser verdade até determinado ponto, pois a partir do momento em que as melhores empresas entram no mercado só existem duas opções, melhorar ou encerrar as atividades, já que a comunicação entre clientes não é apenas uma suposição vazia, mas a regra que domina o mercado e faz com que o menor deslize chegue ao outro lado do mundo em um clique.
Além disso é preciso entender que se as pessoas escolhidas para criar e inovar não podem ter acesso ao conhecimento há uma distorção gigantesca no que toca ao desenvolvimento, pois sem arejar a mente não há como criar, reinventar usos e aplicações ou até mesmo realizar um atendimento aos clientes.