26 de agosto de 2011

A busca por referências externas e internas nas ações planejadas e voltadas à excelência produtiva dentro do mercado em Marketing

A relação do desempenho de mercado com o conhecimento é explorada pelas empresas inteligentes, que tornam suas informações relevantes ao deixá-las percorrer seus corredores e chegar aos colaboradores, que trazem experiências diferenciadas para um mesmo objeto de estudo, deixando o foco ajustado à cultura organizacional, mas sem perder o vínculo com o ambiente externo.
Saber equilibrar as ações é um processo que pode nascer com a empresa, deixando-a muito bem fundamentada e criada sobre valores que dão ao futuro um significado muito mais palpável, quase que colocando-o no dia de hoje sem muito esforço.
Mas para que isso aconteça é preciso ter uma leve consciência que desenha cada ação de forma a aproveitar ao máximo cada movimentação, revelando também a necessidade de sempre se aprender, independentemente do momento em que ocorra este aprendizado.
Com isso as organizações mergulham em um universo de informações mais amplo e claro, pois conseguem compreender perfeitamente que o aperfeiçoar não é uma questão de apagar o que é feito hoje para fazer algo melhor.
Também é possível se deparar com situações onde a única saída parece bloqueada, e é aí que as melhores empresas se diferenciam, já que contam com colaboradores muito mais inteligentes e que possuem uma percepção mais aguçada, apontando uma nova saída em muito menos tempo do que os concorrentes que preferem parar.
Além disso também é viável tornar a troca de ideias uma constante dentro das empresas, fator que torna a diferenciação presente em cada ação e permite que as pessoas consigam sair de dentro da organização para buscar fontes de referência.
Ainda assim é preciso organizar cada nova ação, já que planejar não é sair fazendo o que for preciso para melhorar, como a maioria das empresas acha, e desta forma acabam encontrando-se encurraladas de tal forma que a última opção é a primeira e única que podem tomar para si.
É necessário tornar cada ferramenta de distribuição de conhecimento muito bem integrada com cada uma das áreas, não como forma de deixar tudo o que já foi produzido parado eternamente, mas como fonte de referência, e porque não de benchmarking interno, na busca, alcance e manutenção da excelência de cada ação que resulta em um produto ou serviço que chega aos consumidores.