20 de agosto de 2011

Diferenciação estratégica no desenvolvimento de soluções internas e para os clientes em Marketing

O maior diferencial das melhores empresas em relação aos concorrentes é a capacidade de aproveitamento de cada oportunidade, sem desistir antes de começar, fator que impulsiona a mente dos colaboradores a criar e inovar continuamente, trazendo um volume praticamente infinito de informações novas diariamente, o que os coloca em um nível de percepção tão aguçado que os consumidores receberão produtos e serviços perfeitos para o atendimento de seus desejos.
A observação parece uma prática pouco comum dentro das organizações, que deixam detalhes passarem despercebidos e não aproveitam as grandes oportunidades que se apresentam.
Diante desse comportamento que segue uma linha de suposições é inevitável que seus clientes migrem para a concorrência, principalmente quando o tratamento dado a cada pessoa é visto como desajustado e fora de uma visão que coloca todos os colaboradores em um mesmo percurso, criando divergências desnecessárias e que impossibilitam qualquer chance de desenvolvimento.
Com esta falta de visão também chegam os supostos problemas, mas que inacreditavelmente não podem ser solucionados, pois a organização não está preparada para resolver nada, e mesmo assim passa anos achando que o problema é impossível de ser desmistificado.
Além disso é preciso entender que os concorrentes inteligentes raramente deixam a desejar quando o assunto é fortalecer o conhecimento interno através das aberturas dadas à criatividade dos colaboradores, que podem trocar um volume de informações tão grande que o leque de opções a serem encontradas assume uma proporção gigantesca e faz com que aquelas que sejam realmente o foco da empresa sejam selecionadas.
Agindo assim a empresa também ganha em diversificação de conhecimento, já que cada área conta com colaboradores dispostos a aprender continuamente, bem como estão em contato constante com os clientes, coletando novas informações e aplicando-as em soluções cada vez melhores em todos os sentidos.
Mesmo assim existe a necessidade de colocar em primeiro plano as ferramentas disponíveis para que todo o conhecimento seja usado adequadamente, e desta forma há um envolvimento maior de todas as áreas em meio às diferentes visões e à aplicação das informações pelos colaboradores.