1 de agosto de 2011

A evolução na distribuição das informações em Marketing

O acesso às informações passou por muitas reformulações, as tecnologias que foram desenvolvidas ao longo do tempo trouxeram a facilidade e comodidade como principais características, e desta forma a gama oferecida, quanto aos formatos, é ampliada continuamente.
A internet permite que as pessoas, consumidores, e também as empresas encontrem as informações necessárias, assim como as compartilham, mais facilmente, o que gera uma necessidade maior de se filtrar o que é encontrado, assim como pode existir a necessidade de corrigir ou atualizar o conteúdo.
Das inúmeras formas disponibilizadas, iniciadas com livros e que hoje contam com enciclopédias online, pode-se enxergar um caminho longo até encontrar o que é desejado em certos momentos, e os serviços de busca são muito utilizados e permitem que o tempo seja muito melhor aproveitado.
Mas ainda assim é interessante notar que por muitas vezes as pessoas chegam a declarar que não imaginam como as pessoas faziam há alguns anos atrás, talvez o trabalho de pesquisa fosse o mesmo, mas o esforço para encontrar as informações em meio aos milhares de livros fosse maior.
Ainda assim é interessante notar que parte do conhecimento das empresas é guardado em sigilo absoluto, pois nem todas as áreas precisam da mesma informação e algumas são realmente ineficientes para o uso, mas não menos importantes.
Talvez a forma de lidar com a informação ainda passe por transformações inimaginadas até o presente momento, as pessoas conseguem formar grupos de estudo ao criar fóruns, comunidades, blogs e até mesmo sites, algo que antes poderia ser encontrado em reuniões, onde a tecnologia permitia a anotação de pontos importantes com um caderno e uma caneta.
A informação mais valiosa é sempre aquela que é compartilhada com as demais pessoas, pois o conhecimento é ampliado, novos pontos de vista são encontrados e novas oportunidades surgem ao refletir e filosofar, buscando novas soluções e aprofundando os estudos e pesquisas sobre o tema.