24 de agosto de 2011

A seleção das ações por meio do conhecimento interno, e na diferenciação estratégica de Marketing

Sair na frente dos concorrentes é um objetivo pregado diariamente em todas as empresas, fato que só tem efeito quando há uma base sólida de informações, ideias e soluções a serem colocadas à disposição dos clientes, e isto gera um desconforto que obriga as organização a se desenvolverem, para que o futuro não seja apenas uma figura de linguagem.
As empresas devem organizar suas ações continuamente, tendo projetos nascidos sob a tutela do conhecimento, com informações precisas, úteis e aplicadas no lugar ideal, sem impedir que as demais áreas participem dos processos que tornam viável colocar no mercado um novo produto ou serviço.
Só que diariamente é muito mais fácil encontrar o oposto dentro de uma organização, já que o interesse é sempre tentar segurar as informações, impedi-las de circular pelos corredores da empresa e acabarem se tornando soluções, algo que assusta porque as empresas dificilmente estão preparadas para lidar com o desenvolvimento.
Com isto é necessário olhar todo o passado de êxito das melhores empresas, sendo que algumas acabaram passando por momentos de dificuldade, perdendo um pouco da fatia de mercado e se recuperando com muita dedicação, determinação e disciplina.
Então cada ação não é mais uma série de eventos isolados, pois formam uma cadeia interligada que se aproxima da perfeição ao se afastar de tudo o que não tem o conhecimento como base de referência e criação.
Mesmo assim muitas empresas são teimosas e acham que podem retirar ideias do nada, princípio impossível de ser alcançado, pois em qualquer momento haverá uma referência de outras empresas, de pessoas e das experiências vividas, o que faz cair por terra qualquer menção àquilo que é produto de uma geração espontânea.
Logicamente algumas pessoas poderão achar que podem ter ideias do nada, outro absurdo que traz na falta de conhecimento o seu principal motor, a não ser que estas pessoas tenham esvaziado completamente suas mentes e saído do nada para criar algo, ponto que facilmente é excluído ao se perceber que inevitavelmente há um ponto de partida que saiu de outra pessoa.
Por esse motivo é essencial permitir que todos os colaboradores troquem informações continuamente, que criem em conjunto e analisem o maior número de variáveis ao longo de cada projeto e deem ao desenvolvimento contínuo a razão para sair do nível dos concorrentes ao tornarem os diferenciais perceptíveis aos clientes.
Também existirão aqueles que colocarão a falta de tempo como principal fator para evitar que os colaboradores troquem informações ao se reunirem, não percebendo que a organização viabiliza esta ação que dá nova vida às empresas, retirando outra miopia impregnada nos ambientes corporativos por aqueles que não estão aptos a desempenhar qualquer tarefa.
As escolhas organizacionais são baseadas na competência para o êxito em todas as ações, fato que foge ao controle daquelas empresas que não se preparam e deixam tudo para o último suspiro, abrindo o caminho para as melhores empresas e se tornando modelo do que não deve ser feito.