14 de agosto de 2011

Soluções, criatividade e integração como base de ações voltadas ao benefício organizacional e dos clientes em Marketing

Para a maioria das empresas todas as soluções desenvolvidas só terão validade se chegarem até seus consumidores e que não é a regra para as organizações inteligentes, que internamente criam soluções para si com a finalidade de melhorar posteriormente o que oferecem aos clientes, além de trazer deles novas visões sobre como um determinado assunto pode ser desenvolvimento por outros ângulos, colocando assim no alvo de mira a capacidade de inovação, e renovação, contínua.
Milhares de organizações não cogitam a possibilidade de criarem soluções para todos os seus consumidores, já que desconhecem e até ignoram propositadamente seus colaboradores na figura de clientes, ponto que atualmente não faz sentido algum.
Dentro desta miopia de atuação de mercado também é interessante observar que nada parece ser desenvolvido para o benefício da organização, o foco está voltado única e exclusivamente ao consumidor externo, como se houvesse uma divisão imposta que fizesse dos colaboradores máquinas de uma linha de produção.
Então cada ação deixa de ser pensada para ser processada, da mesma forma que uma linha de produção, presa em trilhos e que vai encaixando as peças de acordo com a sequência definida, fator que já foi regra no mercado e hoje está em segundo plano.
Entretanto, é possível verificar que as mudanças ocorridas nem sempre são enxergadas pelas empresas, pelo fato de estarem presas em um foco que só aponta para um único ponto do mercado, fechando os olhos da organização para o que acontece ao redor e até mesmo dentro dela, onde a percepção é tardia e os melhores colaboradores vão para os concorrentes.
Logicamente é preciso avaliar muito mais do que ações isoladas, mas em uma organização inteligente nada é isolado, tudo acaba por interferir diretamente em cada ação, e por incrível que pareça muitas empresas ainda acham que isto não acontece, e é por isso que os resultados obtidos não serão os desejados.
Esta mentalidade arcaica é fruto de uma falsa impressão de segurança, um poder que não existe e que torna a organização descartável, pois nenhum cliente irá olhar novamente para as empresas que em cada contato passam uma informação completamente oposta a anterior.
Como isso acontece dia após dia, e a maioria das empresas não quer ver, fica fácil para as empresas inteligentes conquistarem fatias de mercado cada vez maiores, ampliando a base de clientes e permitindo que seus colaboradores as adotem.
Por essa razão é vital tratar o relacionamento interno como a devida fonte geradora de ideias e soluções, já que cada área tem uma percepção e pode, de maneira integrada com as outras, criar inovações estratégicas.
A maioria das empresas sempre inserem discursos vazios que não refletem a realidade, tentando esconder quem são e se colocando em caixas que não permitem a entrada ou saída, fechando cada oportunidade ao sequer deixar que as portas tragam informações novas ou que haja atenção para com os clientes.