16 de agosto de 2011

A visão amplificada e direcionada das organizações para o aproveitamento das oportunidades em Marketing

Oportunidades surgem diariamente, como caminhos alternativos àquilo que já está saturado em um mercado competitivo e que, por falta de criatividade, ganha uma cara única, um perfil que encobre a personalidade de cada organização e esconde todo o potencial existente dentro das empresas.
O aproveitamento de uma oportunidade para qualquer empresa vai além da capacidade de se observar algo diferenciado no mercado, de sair da mesmice que se instala ao longo do tempo e fazer por merecer o lugar de destaque que almeja desde o começo de suas atividades.
Mas com o passar dos anos parece que um peso recai sobre as organizações, como se não pudessem mais criar, chegando ao ponto de declararem que o estilo do negócio é daquele jeito, tentado evitar ao máximo toda ação que venha a exigir mais conhecimento.
Com isso a concorrência passa a tomar a dianteira do mercado, fazendo melhor uso de suas ferramentas e do conhecimento que diariamente passa por um acréscimo de novas informações, revelando novas possibilidades e colocando em evidência a capacidade diária de superação organizacional.
Outro fator que influencia neste comportamento é a compreensão de que nenhuma organização é eterna, que elas podem durar por muitos anos e que em determinado momento da história chegarão ao final de suas atividades.
Só que ainda assim existem empresas que conseguem mudar o ramo de atuação, e reiniciam todo o ciclo que as tornou referência em dado momento.
Então as organizações percebem que o mais importante não é prédio em si, mas as mentes que a cada dia colocam em ação novas ideias, que aproveitam as trocas de informações para ir além do óbvio e surpreender cada consumidor de uma forma diferente.
Também é evidente que o relacionamento interno é decisivo para a criatividade, não adianta ter instalações perfeitas se dentro delas é criado o clima de guerra entre as pessoas, onde somente uma tem a sensação de que pode fazer qualquer coisa sem sofrer as consequências, fato que gera descontentamento entre os demais e cria uma antipatia até mesmo por parte dos clientes, como reflexo direto da ação baseada na falta de conhecimento.
A decisão mais difícil para uma empresa tomar é aquela que exige o compromisso com o cliente, através dos colaboradores e da gestão da inovação contínua, colocando em ação estudos e pesquisas continuamente.