11 de setembro de 2011

A capacidade de aprendizado e desenvolvimento inseridos na cultura organizacional para a tomada de decisões em Marketing

A velocidade das mudanças organizacionais tem origem em dois fatores, um dentro da própria empresa e o outro na dependência de decisões dos concorrentes, que determinam até que ponto a empresa pode ir, quantos consumidores pode atender e qual é o posicionamento no mercado, fatos que nem sempre são levados em conta, pois a maioria das empresas depende tanto de seus concorrentes para existir que sequer olham ao redor para tomar uma decisão diferente.
Mudar é um diferencial que deve estar na cultura de todas as empresas, não como a mania de jogar a história fora e fazer tudo de novo, mas como o desenvolvimento que surge diariamente e é mantido como hábito por todos os colaboradores e áreas.
Mas ainda hoje existem organizações que não entendem a mudança como uma melhoria, e por isso dependem de seus concorrentes, que são inteligentes e aplicam o conhecimento no dia a dia da empresa, desenvolvendo soluções melhores e deixando as práticas do passado atualizadas ao trazerem novas percepções para o conjunto de informações já obtido e distribuído.
Só que do outro lado estão as organizações que tomam para si as próprias escolhas, que alinham o desenvolvimento com os hábitos e criam um conjunto muito mais forte com as áreas.
Mesmo assim ainda é fácil encontrar organizações que relutam em permitir que as suas escolhas se façam valer, por isso sempre estão copiando os concorrentes e oferecendo produtos e serviços do passado aos seus clientes, sem nada de novo ou que simplesmente faça o básico.
Então existem análises a serem feitas pelas empresas que podem torná-las diferentes, principalmente quando visualizam e entendem que não podem e não devem ficar à sombra de seus concorrentes, tomando suas decisões sem criar ilusões como o modismo e passando a satisfazer os clientes, que se tornarão interessados em deixar estas organizações entrarem e se manterem em suas vidas.
Com isso o mudar deixa de ser um conceito vazio pregado por inúmeras empresas, que tendem a distorcer todo o universo de informações até que os outros fiquem dentro de suas expectativas e não a da adaptação ao desenvolvimento, e que por isso tem como a melhor ação o desaparecimento do mercado.