5 de setembro de 2011

A concorrência e as oportunidades em Marketing

Manter contato com os clientes é tão necessário quanto se preocupar com a concorrência, mas quando a empresa opta por atender aos desejos dos consumidores obtém uma grande vantagem perante as demais empresas, pois consegue agir com um foco único.
Então muitas das ações das empresas visam criar um banco de dados com informações preciosas e precisas, que tragam respostas antes da concorrência, mas nem sempre um simples banco de dados fará com que a empresa atenda aos consumidores, é necessário que as pessoas (colaboradores) tenham liberdade para pensar.
Desta maneira é interessante refletir sobre as exigências dasorganizações, por um lado há uma necessidade de criar novos produtos e serviços, por outro não existe tempo para que os colaboradores pensem, seja para executar suas tarefas, seja para auxiliar no desenvolvimento dos produtos ou serviços.
Ainda assim persistem práticas que podem trazer para a realidade da empresa as oportunidades, pois algumas das maiores empresas abrem espaço para a criatividade dos colaboradores, onde suas ideias são trazidas para a empresa e podem contar com um desenvolvimento.
Mas nem todas as ideias são desenvolvidas, muitas delas podem ser guardadas para um futuro próximo, outras necessitam de uma análise e estudos mais profundos, pois nenhuma ideia surge do nada, mas sim da reflexão das pessoas.
Todos os dias são colocados no mercado novos produtos ou serviços, frutos dos estudos e pesquisas das empresas, com a participação dos clientes e colaboradores, que por muitas vezes conseguem enxergar por outro ângulo a solução de um suposto problema.
Também é interessante ver que muitas empresas gostam de lidar com problemas, esquecem de oferecer soluções, e então tudo o que é feito pela organização não gera resultados.
As melhores organizações sempre enxergam uma saída e não um obstáculo, o que permite avaliar uma mesma situação de diversos ângulos, com estudos e pesquisas que ampliam o conhecimento, além de integrar todas as áreas em busca do êxito.