16 de setembro de 2011

Integração e aprofundamento da análise das informações para a criação de produtos e serviços em Marketing

Analisar o comportamento dos consumidores é uma ação amplamente divulgada nas empresas, que parecem dar o seu melhor, fato que geralmente traz o descontentamento de clientes e mostra que as suposições vazias não trazem resultados quando apenas uma mente está envolvida em todo o processo de criação e desenvolvimento de produtos e serviços.
Muitas organizações tentam fazer com que os consumidores aceitem produtos e serviços que não foram desenhados para eles, pois entendem que a relação entre as empresas, seus colaboradores e clientes é baseada somente na troca do que é produzido por uma soma monetária.
Isto leva o consumidor a buscar soluções verdadeiramente ligadas consigo, que funcionem como um espelho da mente, que dê aos olhos o que é desejado e façam com que tudo o que foi coletado em termos de informações esteja presente no que é entregue.
Desta ação também partem soluções futuras para manter um cliente fiel, não da forma como as empresas acham que deve ser, pois a fidelidade deve partir das empresas para com seus consumidores, uma mudança que trouxe uma nova maneira de se avaliar as oportunidades existentes.
E ainda assim é possível encontrar empresas que preferem empurrar para o cliente seus produtos e serviços, aprisionando-os em processos que não levam a lugar algum, pois o cliente parte para os concorrentes na primeira oportunidade que surge.
Também é incrível notar que as organizações deixam as grandes oportunidades passarem diante de seus olhos, que parecem encobertos por uma névoa e não servem como guias em meio aos diversos caminhos existentes no mercado, tendo uma infinidade de opções que não serão vistas porque estas empresas ainda estarão presas em trilhos que só andam em círculos eternamente.
Por isso há uma fascinação dos consumidores pelos produtos e serviços das melhores empresas, já que são encantados a cada instante, desde o conhecimento da existência do produto ou serviço, passando pelo atendimento e toda a relação criada após a saída do cliente da loja, fator que demonstra uma preocupação que vai além da visão curta da maioria das empresas que acham que vivem no presente e sequer sabem quem são.
Então as organizações precisam aprender consigo mesmas antes de oferecer qualquer produto ou serviço aos clientes, e isto vale ainda mais quando a competitividade é elevada e acaba traduzida em uma disputa acirrada por todos os clientes devidamente segmentados.
Sempre que as empresas pensam antes de produzir há uma chance maior de conquistarem os consumidores, pois as avaliações das informações coletadas são mais profundas e dão um tom diferenciado na produção, iniciada na coleta dos dados, passando pelas análises, chegando à criatividade e partindo rumo às mãos dos consumidores, que ficam satisfeitos e certamente voltarão a procurar a sua empresa.