6 de setembro de 2011

Integração e convergência das áreas para a excelência criativa em Marketing

Lidar com o conhecimento parece uma tarefa árdua para muitas empresas, que não enxergam as oportunidades que se abrem ao tornarem o ambiente organizacional mais produtivo ao terem ao seu lado colaboradores mais criativos e conectados com o mundo que as cerca, saindo da mesmice que reina em ações já conhecidas e até esperadas pelos concorrentes, pois estas organizações não conseguem nem definir quem elas próprias são, dependendo das outras empresas até para poderem se mover e ficar com uma parte ínfima do mercado.
O conhecimento não deve ser tratado de forma desleixada como a maioria das empresas faz dia após dia, armazenando-o em arquivos e bancos de dados inacessíveis aos colaboradores e que ainda são trancados para o acesso de outras áreas, como se houvesse uma única maneira de se aplicar uma informação.
Com isso as empresas assinam o atestado que transforma qualquer concorrente em uma organização que não pode ser confrontada, pois no primeiro movimento estas empresas já deixam as suas escolhas nas mãos das demais.
Por outro lado é possível tornar esta cultura obsoleta com o passar dos dias, mudando a cultura organizacional e mostrando que os acertos são consequência de muita dedicação, determinação e disciplina, colocando em primeiro plano a busca pelo aprofundamento do conhecimento sobre seu setor e como são estabelecidos determinados padrões essenciais para que o consumidor adquira produtos e serviços do mais alto nível.
Então entram em ação as aplicações e as habilidades dos colaboradores no dia a dia para fornecer aos clientes as mais variadas informações referentes àquilo que é criado, produzido e entregue exclusivamente para eles.
Mas também é preciso tornar a troca de informações mais eficaz, criar canais de comunicação ágeis e diretos que tenham foco na produção contínua de soluções cada vez melhores, seja para atender o ambiente interno da organização ou seus consumidores.
Com esta ação há também uma abertura maior entre as áreas para tomarem para si a criação de soluções que envolvam todos os colaboradores, pois cada uma das áreas tem participação decisiva e voltada ao desenvolvimento.
E a cada nova criação é possível notar os laços que tornam a organização integrada, como um único organismo que interage internamente, faz trocas com o exterior e coloca nas mãos dos consumidores a inovação mais desejada e aguardada antes dos concorrentes, pois o discurso é tão alinhado que ninguém da concorrência conseguirá se aproximar de seus clientes.
Desta maneira cada dia não é apenas mais um degrau que fica para trás, pois tudo o que é feito tem valor e dá sustentação para o que ainda será criado, colocando mais informações nas mãos dos colaboradores e cativando clientes em um número crescente.