15 de setembro de 2011

O ciclo contínuo de construção das ideias e dos conhecimentos dentro do foco estratégico de Marketing

As melhores ideias sustentam as grandes empresas, deixando novas oportunidades adentrarem seus ambientes e criando ciclos virtuosos que dão vantagens competitivas àquelas organizações que preferem buscar o desenvolvimento em virtude dos benefícios conquistados e oferecidos aos clientes.
Ideias preenchem empresas e dão aos colaboradores a oportunidade de usar todo o seu conhecimento em favor do desenvolvimento de soluções mais eficazes, de criar certos tipos de atalhos para o êxito, sem jogar fora toda a estrutura necessária para fazer o que é preciso do jeito certo.
Ainda assim muitas empresas preferem aguardar os movimentos dos outros concorrentes, o que as torna mais fracas e dá maior margem ao que elas chamam de erros, que na verdade são tentativas desesperadas de fazer qualquer coisa, de qualquer jeito e sem saber ao certo o que sairá dali.
Por isso é fácil encontrar produtos e serviços melhores em poucas organizações, e são estas empresas que viram a referência para o consumidor, dando o norte e marcando um mercado de tal maneira que fica praticamente inviável tentar sair daquele conjunto de condições.
Então as empresas ficam aprisionadas em um lugar onde não existem portas, paredes ou grades, tornando-se reféns de ideias melhores, sobrevivendo ao invés de conviver com seus consumidores, pois só conseguem coletar as migalhas e ainda assim acham que estão ganhando.
Enquanto isso as organizações inteligentes não se apegam ao êxito de uma única ação, abordando o conhecimento da maneira correta e dando-o o devido valor, pois passam a trazer novas informações para complementar o seu desenvolvimento e deixar o cliente interno apto a se relacionar com os consumidores finais.
Com isso é possível entender que as empresas geniais sabem quando seus produtos e serviços estão prontos, pois toda ideia possui um ciclo que se fecha e traz ao mercado soluções inovadoras e que são de fácil assimilação por todos.