24 de setembro de 2011

Visão de mercado, mudanças e estratégias de diferenciação da concorrência em Marketing

Ser diferente dos concorrentes é uma estratégia que torna uma empresa inconfundível, que traz à tona o seu melhor lado e dá aos colaboradores tempo e espaço para trabalharem melhor suas ideias, realizar as devidas pesquisas e planejar cada um dos movimentos perfeitamente.
Empresas iguais não existem na prática, mas são encontradas de forma alusiva em grande quantidade no mercado e fazem com que os clientes passem a tratar todas as organizações da mesma forma.
Isto acontece porque a originalidade acaba perdida em algum lugar do passado, como forma de afastar o presente que se desenrola e muda, em uma tentativa de barrar o que não pode ser parado.
Mesmo assim muitas empresas ainda criam práticas que as colocam em níveis mais altos a cada novo nascer do sol, pois sabem que o suporte do dia de ontem não é a âncora que as prendem em um único porto, pois são as bases fundamentadas para o crescimento inteligente.
Por esta razão é evidente a necessidade de cada empresa não fechar seus olhos e portas ao mundo exterior aos seus muros, e é o que acontece no primeiro instante em que uma dúvida surge, como se a resposta jamais fosse encontrada ou a empresa fosse incapaz de encontrá-la.
Sendo assim é preciso contar com ações voltadas ao desenvolvimento contínuo, priorizando o uso do conhecimento em qualquer instância ou nível organizacional, colocando pontos de referência no percurso e não criando situações que impeçam o uso da criatividade.
Só que para atingir níveis mais altos é necessário contar com colaboradores preparados e que se desenvolvam continuamente, outro fator que é crucial e exige uma consciência organizacional elevada, para tornar cada um dos treinamentos mais eficaz e atual.
Então entram em ação fatores externos, que não são controlados pela organização que fica à mercê dos concorrentes e apenas o que as demais empresas desejam, pois alocam todos os seus esforços em uma direção que não trará resultados reais.
Talvez seja necessário tornar tudo o que é produzido por uma empresa mais tangível, e é nesta hora que muitas falham e não se fazem entender, nem por elas próprias, nem pelos clientes, gerando um impacto gigantesco e que impede uma recuperação plena.
Cada ação organizacional inteligente nasce dentro da mente de colaboradores bem preparados e são desenhadas de forma a propiciar o êxito, dando aos clientes produtos e serviços desejados e ofuscando os concorrentes despreparados.