16 de outubro de 2011

Ações de melhoria contínua com foco na integração das áreas e aproveitamento das ideias dos colaboradores em Marketing

Através da comunicação interna a empresa pode transformar suas ideias em grandes oportunidades, contando com a viabilidade aliada ao conhecimento empregado no momento em que a execução é efetuada, gerando um ciclo que visa dar à melhoria contínua uma nova amplitude, sem deixar de lado o planejamento e trazendo uma cultura organizacional diferenciada e que é melhorada a cada dia.
Comunicar-se com as demais áreas é um ativo muito preciso para todas as empresas, sendo que poucas enxergam neste ato as melhores oportunidades que terão no mercado, já que partem do pressuposto de que as únicas referências que podem usar estão fora de suas paredes.
Então a cada dia tudo fica mais difícil, as ideias não pertentem às empresas e são meras cópias dos concorrentes em todos os sentidos, como se esta fosse a única opção, pois não enxergam a capacidade de seus colaboradores e fazem o máximo para evitar que eles mantenham contato.
Isto pode parecer absurdo e ainda acontece nos dias atuais, chegando ao ponto em que fecham suas portas ao invés de aproveitar o que um colaborador pode oferecer, tendo como discurso a falta de recursos, que evidentemente foram esgotados em ações que não foram pensadas, planejadas e estudadas, algo típico daqueles que ainda acham que uma única pessoa domina todo o conhecimento.
Mas este ponto é facilmente eliminado nas empresas inteligentes, pois cada contribuição não é mais medida pelo tamanho, mas pelo valor de compartilhar uma nova ideia, de dar sugestões e fazer com que o desenvolvimento siga seu caminho, dando o devido tempo para que os estudos e pesquisas sejam feitos corretamente.
Por esta razão é que as melhores organizações ditam o curso do mercado, abrindo espaço para que todos distribuam o conhecimento, saindo da mesmice e trazendo mais e melhores oportunidades.
Com este posicionamento as empresas passam a transformar o ciclo de desenvolvimento interno, passam a contar com um discurso único e ganham uma personalidade facilmente reconhecível pelo consumidor, ainda que inicialmente surjam dúvidas, e são estas dúvidas que abrigam a busca pelo esclarecimento e conhecimento.
Então as supostas incertezas são avaliadas plenamente, as arestas eliminadas e os clientes encontram produtos e serviços que vão ao encontro de seus desejos, como se as duas linhas de pensamento se unissem, e na verdade é isto que ocorre quando a empresa consegue transformar as pessoas em verdadeiros colaboradores.
No entanto muitas empresas ainda relutam em abrir espaço para que seus colaboradores pensem, para que as ideias sejam analisadas profundamente e tenham a resposta de viabilidade, fato que acaba deixando uma margem muito grande para que cada pessoa vá para o concorrente e coloque em prática suas ideias, quando não acabam criando seus próprios negócios e se tornam concorrentes diretos daqueles que preferem deixar de lado o conhecimento aplicado em ações estudadas e planejadas.