13 de outubro de 2011

Aprendizado estratégico, contínuo e voltado ao desenvolvimento organizacional em Marketing

Oferecer soluções é um atrativo utilizado por poucas organizações em seus ambiente internos, pois não há planejamento, conhecimento e visão envolvidos na tomada de decisões, reduzindo rapidamente toda e qualquer chance de êxito, hoje e futuramente.
Empresas que patinam diariamente no quesito desenvolvimento não podem mais oferecer soluções aos consumidores de forma efetiva, comprometendo toda e qualquer ação, além de relegar ao passado uma culpa que não é adequada.
As organizações agem assim quando o desespero é latente, deixando de envolver todas as áreas em busca do melhor, para satisfazer a si internamente e propiciar a criação de algo muito maior em relação aos consumidores.
Por essa razão fica fácil identificar a falta de noção da realidade que toma conta de cada uma das empresas que viram reféns de suas ações no decorrer de suas vidas.
Isto também revela a incapacidade em eliminar tudo o que atrapalha o desenvolvimento, que gera atritos desnecessários e compromete a administração da excelência, que sequer chega a se instalar nestas organizações, criando empresas lentas e afastando os clientes.
Em compensação as melhores empresas investem em conhecimento, no desenvolvimento dos colaboradores e na relação com os clientes, através da extrapolação do mero contato interno e externo, saindo das caixas criadas que aprisionam as pessoas e que são falsamente declaradas como modelos ou padrões, pois impedem que os colaboradores olhem para o lado e obtenham uma única informação nova.
Então cada ação ganha um peso maior, a organização das estratégias individualizadas das áreas consomem menos energia ao estarem alinhadas perfeitamente.
Só que muitas pessoas ainda não compreendem como, de fato, o impacto negativo de uma área cria inúmeros obstáculos para uma simples decisão, e é aí que residem os maiores problemas, que não são tratados e sempre são jogados para a frente, como se a solução surgisse quando a empresa quisesse, e não quando a procurasse, entendesse e encontrasse.
Empresas que são propensas às soluções conseguem obter o êxito mais facilmente no mercado, pois conhecem o que devem fazer, como devem fazer e estão compromissadas com o conhecimento, independentemente das referências usadas diariamente, pois preferem aprender com todas as organizações ao invés de usarem sempre os mesmos dados para criar o que já existe.