18 de outubro de 2011

A diferenciação estratégica organizacional através do autoconhecimento em Marketing

Quando todas as áreas de uma empresa possuem o foco na excelência o trabalho resultante é muito mais efetivo, mas são poucas as organizações que se dedicam a compreender realmente como uma empresa funciona, quais são os desafios em integrar as áreas e torná-las mais produtivas sem que as vaidades superem a competência, fato que diariamente destrói organizações e inibe a participação dos demais colaboradores em qualquer projeto, independentemente da natureza nova ou não.
Empresas que ficam presas a certas áreas não merecem manter suas atividades, pois atrapalham a vida dos clientes e não deixam margem para a oferta de um benefício, oferecendo continuamente produtos e serviços ruins, que possuem uma validade curtíssima e são apagados da mente do cliente rapidamente.
Este fato ocorre porque a maioria das organizações não sabe como agir, sequer possuem pessoas que conhecem o funcionamento real de uma empresa, não alinhando processos que visam dar uma personalidade à organização e tratam seus consumidores como se não valessem o investimento para conquistá-los.
Isto facilita a vida dos concorrentes mais bem preparados, deixando espaço para que a menor vantagem competitiva seja um diferencial infinitamente inalcançável, pois o conhecimento contido nas ações é fundamentado sobre princípios que desembocam no desenvolvimento e na melhoria contínua.
Mesmo assim muitas organizações relutam em seguir um caminho pelos seus próprios passos, dando a entender que sequer se conhecem, e que de fato é realidade, pois não criam, inovam ou encantam o consumidor, oferecendo sempre mais do mesmo.
Ainda assim algumas empresas conseguem sair desta linha logo no início de suas atividades, por entenderem que os concorrentes não devem ser a única fonte de inspiração, mas podem mostrar qual é o melhor caminho a se seguir, que ações aproximam a organização dos clientes e como os próprios clientes desenham os rumos que devem ser percorridos.
Deste jeito tudo fica mais simples, as ações não são mais pensadas de forma isolada, o cliente é tão ativo que não parece mais sair de dentro da organização, já que ambos os lados acabam tendo uma afinidade real e leal.
Com isso há também o início de uma pareceria que perdura por inúmeros anos, já que o cliente sempre retornará ao local em que foi devidamente tratado, tendo como referência a experiência de seus amigos e colocando nas mãos das organizações um volume muito elevado de informações, que se transformam em conhecimento e viram produtos e serviços altamente desejados.
Entender a razão pela qual a empresa existe é uma ação pouco pensada e executada, especialmente em mercados onde os colaboradores não são devidamente preparados e instruídos a pensar, buscar novas soluções e oferecer ideias que vão ao encontro dos desejos dos consumidores na forma de produtos e serviços.