22 de outubro de 2011

Estruturação na distribuição e uso do conhecimento de forma estratégica em Marketing

Estratégias elaboradas sobre o conhecimento obtém êxito mais facilmente e rapidamente, deixando para trás os concorrentes, agindo de forma focada e transformando as informações coletadas em estudos e pesquisas muito mais valiosas, a ponto de reduzir as chances de qualquer outra empresa no que tange à conquista dos seus clientes fiéis.
A maneira como as empresas tratam o conhecimento dá aos consumidores a exata noção de como serão tratados, pois ao repassarem informações mais claras e estruturadas há uma confiança maior naquilo que é ofertado, o que não significa uma submissão por parte das pessoas, mas uma troca fundamentada em respeito.
No entanto é necessário tornar o acompanhamento das execuções muito de perto, criando indicadores que apontam os ajustes a serem efetuados, pois sempre é possível melhorar o que está sendo feito e tornar a experiência com os clientes melhor ainda, gerando a fidelização de ambos os lados.
E desta maneira as empresas que pensam acabam tendo maior empatia por parte dos clientes, que passam a tratá-las como uma pessoa, que de certa forma passa a ser um amigo, onde todas as ações e reações são pontuadas rapidamente, especialmente com os inúmeros meios de comunicação que acabaram com as distâncias entre os consumidores e são grandes fontes de estudo para as organizações que buscam satisfazê-los.
Por isso existe a constante preocupação em tornar úteis as informações, dando-lhes um destino certeiro e preciso, mas que requer muito conhecimento, pois os consumidores estão muito mais exigentes e podem alavancar ou derrubar qualquer empresa em pouco tempo.
Com esta nova relação também existe a necessidade de se estabelecer um contato direto e mais amplo com cada canal de comunicação, deixando o consumidor participar da vida da empresa mais ativamente e ter em mãos o maior número de informações, diferencial que traz destaque e torna cada marca da empresa mais forte na mente das pessoas.