26 de outubro de 2011

Formação, distribuição e renovação da informação dentro das organizações como estratégia de diferenciação em Marketing

Os efeitos das ações elaboradas com conhecimento são duradouros e ajudam a construir uma empresa muito mais sólida, confiável e aceita pelos consumidores com parte de suas vidas, deixando de lado todo e qualquer concorrente e trazendo informações cada vez mais preciosas para àquela organização.
Permitir que o conhecimento traga inovações e melhorias é fundamental para qualquer empresa que almeje crescer em um mercado extremamente competitivo, colocando em xeque as ações impensadas dos concorrentes, visando dar ao consumidor um nível de qualidade dos produtos e serviços além do esperado.
Logicamente muitas variáveis estarão envolvidas, mas a principal delas está ligada na integração entre as áreas, na troca contínua de informações e ideias, na sugestão de estudos e pesquisas que levam ao desenvolvimento.
Além disso é preciso ter consciência das ações já colocadas em prática, as empresas não podem simplesmente mudar da noite para o dia, pois o cliente migrará para os concorrentes sem explicar a razão, pois nada que é ruim se torna maravilhoso em um passe de mágica.
Só que muitas organizações tratam o conhecimento como um agrupamento de informações guardadas em um banco de dados inacessível, que acaba emperrando toda e qualquer oportunidade de melhoria e administração do presente, pois tudo sempre é tratado no passado.
Desta maneira o mercado acaba ficando maior para os concorrentes mais bem preparados, que avaliam todas as ações e possibilidades, deixando cada oportunidade se aproximar para então fazer o que é correto.
Por isso é fácil observar que todas as empresas lidam com problemas diariamente, a diferença é que muitas delas tratam estes problemas como oportunidades de crescimento, de aprender e fazer o melhor, enquanto que outras ficam jogando nos concorrentes a culpa pelas suas debilidades e limitações criadas internamente.
Então as ações passam a ter um valor diferenciado, gerando novos conhecimentos, que passam pelo uso e aplicação das informações em outros locais e na formação de novas estratégias para a distribuição, fatores que influenciam diretamente no ciclo de desenvolvimento e crescimento das pessoas e da organização.