12 de outubro de 2011

O valor da excelência inclusa nas surpresas positivas entregues aos clientes em Marketing

Surpreender cada consumidor é um assunto que deve estar na pauta diária de qualquer empresas que tenha foco na excelência, e todas elas acabam tendo sua parcela, algumas viram referências, enquanto que as outras perdem clientes que foram surpreendidos negativamente.
Clientes satisfeitos tornam as empresas melhores, deixando claro que os produtos e serviços adquiridos acompanharão suas vidas por mais tempo, com uma relação duradoura e que traz mais oportunidades às organizações, que acabam se desenvolvimento mais rapidamente.
Com este foco as empresas podem tomar a dianteira do mercado, inovando e analisando com maior tranquilidade os próximos passos sem deixar que o apoio do hoje sirva de impulso para o amanhã.
Este modelo de filosofia das empresas cria o hábito da pesquisa constante, e acaba criando raízes sólidas dentro da organização quando o assunto é um foco específico, tanto na busca pelas fontes de referência mais próximas do consumidor quanto nos exemplos dados pelos concorrentes.
Também é evidente que as empresas podem tratar seus concorrentes de forma produtiva ou não, e este é um ponto que poucas conseguem entender, já que o concorrente é encarado como um inimigo mortal.
Então as empresas passam a dedicar seu tempo à destruição das outras empresas, fator que reduz a criatividade, que aniquila a inovação e afasta os consumidores, pois cada pessoa que se fideliza a uma organização cria laços invisíveis sobre o comportamento da empresa, e se a índole dela não for semelhante a do consumidor haverá a migração para um concorrente.
Por isso é possível verificar diariamente que os clientes ficam insatisfeitos rapidamente, já que para a empresa o valor do consumidor é apenas um número que deve crescer mais, só que se a observação do mercado for mais atenta é possível constatar que as melhores empresas possuem uma base relativamente pequena de consumidores, e por isso sabem satisfazê-los plenamente.
A inteligência dentro das organizações é um fator cada vez mais raro, as pessoas são influenciadas a mecanizarem todas as suas ações, perdendo a noção da realidade e vivendo presas dentro de um processo cíclico sem fim e sem alma, por isso poucas organizações conseguem ter seus produtos ou serviços gravados na história, sendo relembrados por muito tempo e virando referência constante.