30 de outubro de 2011

Organização, administração e desenvolvimento contínuo do relacionamento entre os ambientes organizacionais em Marketing

Organizar todos os processos dentro de uma empresa é uma ação constante, pois o desenvolvimento natural de uma atividade sempre requer ajustes, em qualquer área e tarefa, por menor que seja e também porque é imprescindível realinhar toda a estrutura, fato que imperceptivelmente influencia no desempenho geral da organização e pode deixá-la à mercê da concorrência, perdendo consumidores e colaboradores rapidamente.
Empresas que possuem um planejamento para o autodesenvolvimento coletam informações mais preciosas do mercado, conectam suas áreas e se comunicam de forma infinitamente melhor com seus clientes, pois sabem exatamente quais canais utilizar e como enviar uma mensagem.
O mais interessante é que muitas empresas tratam de organizar tudo o que é relacionado ao contato com o mercado, mas internamente deixam a desejar, já que não tiveram a capacidade de pensar como as ações diárias de seus colaboradores influenciam o resultado obtido diante da competição acirrada com os concorrentes.
Por este motivo é possível encontrar inúmeros exemplos de empresas que sempre tentam fazer o melhor para lidar com os clientes e se esquecem dos colaboradores, que não traçam objetivos claros internamente e acham que se existem consumidores o restante não importa.
Além disso também é preciso construir uma rede intrincada de relacionamentos, partindo do ambiente organizacional e chegando ao mercado posteriormente, fluxo que tem início quando a empresa surge e depois vira uma constante a ser devidamente desenvolvida e praticada.
Isto também leva a tornar as informações mais acessíveis, para que a mensuração seja possível e aponte melhores soluções a serem oferecidas, tanto para a própria organização quanto para seus consumidores.
Mas o interesse das empresas também determina como será a relação, muitas partem do achismo e não se colocam na figura dos clientes, como se fossem independentes do mercado, de fornecedores ou distribuidores e até mesmo das ideias que as pessoas têm diariamente e que geram seus produtos e serviços.
Com isso o resultado já é previsível, o período de atividades da empresa é curto e cada um dos concorrentes fica com uma parcela de seus clientes, fato que sequer é levado em consideração na tomada de decisões, pois estas empresas despreparadas acham que o mercado possui clientes infinitos e que podem trabalhar com a saída e entrada de clientes em suas bases eternamente.
Só que no fim de tudo a história é muito diferente, a competência na administração e execução do planejamento aponta para um futuro onde a base de clientes aumenta, mesmo com leves trocas ou perdas, só que a consolidação da marca, dos produtos e serviços é fruto de uma estrutura que sai do comum e parte para uma rede muito mais ampla de análises, verificando e confirmando a viabilidade de ações continuamente sem perder a personalidade organizacional, reconhecida por seus consumidores e concorrentes.