6 de outubro de 2011

Viabilidade, sincronia e conhecimento nas análises de mercado em Marketing

Tornar uma oportunidade viável coloca uma empresa em um nível mais elevado, pois dá sustentação suficiente para a execução do planejamento elaborado, com os estudos e pesquisas de mercado bem alinhados com as estratégias empregadas com foco na melhoria contínua e crescimento de mercado.
O tratamento que as empresas dão às suas decisões refletem a importância que dão às pessoas que tornam possível o dia seguinte.
Além disso é preciso criar uma cultura bem fundamentada, não há como apagar o que foi criado e fazer de conta que o consumidor sequer conheceu a empresa que não lhe trouxe os benefícios aguardados.
Com uma postura diferente e de crescimento as empresas podem sair na frente dos concorrentes e colocar no mercado produtos e serviços mais próximos do cliente, construídos sob medida e de fácil absorção.
Só que nem todas as ações de uma empresa resultarão em uma repentina fase bem sucedida, pois todo o trabalho anterior é o que dará o fundamento ideal para o crescer em uma curva ascendente com foco na excelência.
Por outro lado existem empresas que escolhem manter um ritmo onde nada mais importa, o que vale é o que a empresa acha que está certo, sem estudar as razões, sem fundamentar as decisões e jogando fora anos de aprendizado.
Desta maneira os concorrentes abocanham uma fatia de mercado maior, onde os melhores clientes ficaram disponíveis e viram que a oferta vai ao encontro dos seus desejos, sem criar muros ou limitar a interação de maneira impensada.
Mas isto também acontece porque a maioria das organizações não sabe lidar com seus clientes, mesmo em um tempo onde o contato e as informações estão acessíveis em um nível jamais alcançado e disponível.
Então a mudança nas organizações não é mais uma simples questão de adaptação, mas um reforço àquilo que é reconhecido pelos seus clientes fiéis e até mesmo pelos concorrentes, deixando de apenas tentar para realizar.
Isto reforça ainda mais a ideia de que cada organização não depende mais de seus esforços, e sim de uma cadeia intrincada de variáveis que envolvem as decisões de cada uma das empresas do mercado, independentemente da concorrência direta.