2 de novembro de 2011

Avaliações, inovações e desenvolvimento contínuo nas organizações

Criar ciclos para avaliar o desempenho organizacional é uma forma de direcionar todas as áreas para um foco comum, em que todos compreendem a importância da mensuração das ações e colocam em prática o melhor de si, evidenciando a capacidade evolutiva e fazendo com que as diferentes habilidades se conectem de tal maneira que o cliente sempre terá em suas mãos os melhores produtos e serviços.
A avalição das ações e de como a empresa lida com o seu desenvolvimento exige equilíbrio e elimina a possibilidade de se dar preferência para uma área, fator que dificilmente é alcançado por ainda existirem aqueles que sempre acham que exercem o melhor trabalho.
Isto acaba por colocar em xeque qualquer incentivo à melhoria contínua, barrando a eliminação das arestas que não permitem o avanço organizacional, segurando e controlando as informações de tal maneira que nenhum colaborador se sente à vontade para realmente colaborar.
Então muitas organizações ficam presas às suas âncoras fixadas no solo, perdem as oportunidades e não criam opções para sair dos ciclos viciosos em que se colocam ao acharem que devem sempre executar as tarefas do dia a dia da mesma maneira, sem possibilidade de ir além do que já deu certo por terem medo de conquistarem posições melhores e de destaque.
Com esta mentalidade as empresas acabam presas àquilo que mais tentam evitar, tornando-se engessadas e perdendo toda e qualquer possibilidade de oferecer aos consumidores mais do que outro produto ou serviço igual aos já encontrados no mercado.
Desta maneira os concorrentes acabam ganhando mais força, pois não ficam presos ao que já foi reconhecido como o melhor, pois sabem que tudo sempre pode ser melhorado.
Mas também é preciso ter um planejamento que sustente todo o desenvolvimento sob a ação do conhecimento aplicado na prática, evidenciando a necessidade de sempre buscar informações novas, além de realizar estudos e pesquisas dentro dos ciclos evolutivos.
Melhorar não é uma opção descartável nas organizações que viram referência no mercado, pois estas empresas tratam de buscar o refinamento de suas estratégias e conhecimentos com foco na melhoria contínua real, deixando apenas o discurso e partindo para a execução do planejamento com maestria e precisão, aproveitando toda a estrutura organizacional em favor da criatividade e da gestão de ideias para a satisfação dos consumidores.