25 de novembro de 2011

Conhecimento e administração de territórios como foco no desenvolvimento em Marketing

Limitar o público-alvo para manter o controle sobre o desenvolvimento de novos produtos e serviços é um benefício, e uma ação, com que poucas organizações contam, pois a incompreensão do mercado assola as empresas que fazem o máximo para perder clientes, jogando-os para um canto na primeira oportunidade e correndo atrás de consumidores novos, que em pouco tempo também passarão pelo mesmo processo, que é de praxe e visto como adequado.
Empresas ruins são comuns em qualquer mercado, mas nos mercados inteligentes há o descarte rápido e eficaz das organizações que distorcem conceitos e tratam os clientes como peças que podem ser repostas a qualquer momento.
Em contrapartida existem as empresas inteligentes, que delimitaram seus territórios de atuação, fazendo da excelência o passo inicial para qualquer atividade, contando com os melhores colaboradores, integrando suas áreas e formando uma organização plena.
Só que para chegar neste nível é preciso sair do comum, fazer a diferença de maneira simples, e que se torna muito mais difícil para as empresas despreparadas e que só enxergam problemas sem solução em seus caminhos.
Outro ponto é o fruto da constante preocupação em conservar a empresa, que toma conta de todos e faz com que o protecionismo ganhe muito mais força dentro das organizações que não sabem para que existem, o que parece inacreditável e é tão comum que dia após dia milhares de empresas fecham as portas pela própria incompetência.
Então cada ação acaba conectada com as demais dentro das organizações inteligentes, que não criam ciclos fechados, mas sim espirais de desenvolvimento contínuo, pois não podem chegar ao ponto de partida do ciclo seguinte sem aprender nada.
O mais incrível é que muitas organizações se deixam levar por um resultado mediano e acham que já podem extirpar o desenvolvimento de seus ambientes, como se o mercado, e especialmente os consumidores, também parassem no tempo e não quisessem o melhor.
Enquanto isso existem empresas pensando, coletando informações e criando continuamente, sem perder o foco no relacionamento do presente com o consumidor e saindo do comum para chegar à vanguarda e excelência.