13 de novembro de 2011

A cultura organizacional voltada ao desenvolvimento de soluções inteligentes em Marketing

Muitas organizações deixam de aprender diariamente com suas próprias ações, guardando cada uma das informações que trouxeram melhorias ou que se tornaram soluções efetivas, criando uma oportunidade de mercado única e que os concorrentes não deixam passar.
Prestar atenção ao que é feito diariamente não é uma ação comum dentro das empresas, que se deixam levar pelas ações dos concorrentes sem se questionar se o feitio é ou não interessante.
Então o que se percebe é que o pensar antes de agir é um ato para poucas organizações, que dia após dia se desenvolvem, já criam ideias com base nas trocas constantes com os clientes e aproveitam ao máximo todo o relacionamento existente.
Além disso é possível confirmar que as empresas inteligentes sempre estruturam suas ações sobre a cultura e o conhecimento criados em seu nascedouro, aperfeiçoando-os com o passar dos dias e posicionando-se de maneira diferente das demais.
Com isso o cliente não é mais tratado como um ser ausente do dia a dia organizacional, fazendo parte de um processo muito maior e mais amplo, que envolve concorrentes e os que ainda não são consumidores dos seus produtos e serviços.
Só que somente as empresas inteligentes conseguem entender os benefícios desta constante pesquisa junto ao mercado, os estudos dedicados aos concorrentes e como os seus colaboradores podem contribuir com o desenvolvimento de ideias que resultam em produtos e serviços.
Mesmo assim é preciso ter uma estrutura de conexão entre todas as áreas, para que os colaboradores tenham um discurso único e estejam integrados sob um mesmo foco que é o que a empresa deseja alcançar, atingindo o esperado dentro do cronograma criado, pois todas as ações são mensuradas adequadamente, para gerar o desenvolvimento e fazer cumprir o que foi planejado anteriormente.
Outro ponto é a estabilidade criada internamente, que visa tornar a empresa mais hábil na criação de soluções, ao invés de lidar com problemas, e coloca as oportunidades em primeiro lugar, tanto para produzir quanto para aguardar a hora certa de lançar o produto ou serviço no mercado.
Mas este estágio só pode ser alcançado quando a organização tem pleno conhecimento sobre quem ela é, e isto envolve toda a estrutura física e intelectual, passando pela cultura dos colaboradores, que deve ser muito próxima àquela da empresa, para que o êxito seja um ponto comum e a satisfação de ambos chegue aos clientes na forma dos melhores produtos e serviços.