6 de novembro de 2011

Delimitação de mercado com alinhamento estratégico no desenvolvimento de produtos e serviços em Marketing

Limitar em mercado para ser atendido favorece o estudo das preferências do consumidor, delineando as estratégias de forma mais fiel aos desejos dos clientes e criando uma proximidade maior entre a empresa e as pessoas, fatores que influenciam positivamente na criatividade e dão inúmeras oportunidades para as organizações satisfazerem seus clientes, além de mantê-los em sua base por um período muito maior e com um relacionamento eficaz.
Saber o tamanho do mercado que se pretende atender é fundamental para qualquer estratégia organizacional, controlando a produção de forma a sempre oferecer o melhor aos consumidores e não deixando espaço para os concorrentes.
Mas muitas empresas acham que podem atender todos os clientes do planeta, e por isso deixam a desejar em inúmeros quesitos quando avaliados, bem como passam a perder clientes muito mais rapidamente do que conquistaram, ajudando seus concorrentes a conquistar novos consumidores e a desenvolver produtos e serviços diferenciados.
Isto acontece quando as organizações se esquecem de mensurar sua própria capacidade produtiva, definir o público-alvo e planejar as ações pontualmente, com muitos estudos, pesquisas e aplicação do conhecimento dos colaboradores dentro da inovação e criação de produtos e serviços.
Enquanto isso acontece é possível encontrar empresas inteligentes que compreendem a necessidade de se criar uma área de atuação, para que os clientes não fiquem órfãos assim que adquiram os produtos ou serviços, ou que a insatisfação os domine e leva à concorrência.
Mas quando a empresa consegue criar seu território pode satisfazer os consumidores mais facilmente, conhecendo e atendendo-os prontamente, utilizando todo o seu potencial criativo, elaborando estratégias alinhadas com os desejos dos clientes e que contam com a participação ativa de todas as áreas e consumidores no desenvolvimento, estudo e pesquisas essenciais para a inovação exigida.
Conhecer o mercado é essencial para qualquer organização, facilitando a elaboração de um planejamento estruturado sobre o conhecimento, com foco nos desejos dos clientes e dentro de um território que pode ser facilmente atendido, sem causar espera por parte dos consumidores ou abrir as portas para que os concorrentes os atendam antes.