20 de novembro de 2011

A estruturação da tomada de decisões e a integração das áreas com foco na criatividade em Marketing

Decisões salutares promovem o desenvolvimento de todas as áreas, com um planejamento muito bem elaborado e compreendido por todos, sem privilegiar esta ou aquela pessoa, levando-se em conta as necessidades da organização, todo o relacionamento com os consumidores e as oportunidades de mercado que se apresentam continuamente àquelas empresas que estão atentas e preparadas para fazer o seu melhor.
Tomar decisões é um exercício que leva cada organização a refletir melhor sobre suas ações, tendo um contexto muito amplo e sustentado sobre informações relevantes, mas que em muitos casos são ignorados por exigirem tempo e dedicação.
O que muitas pessoas acabam deixando passar é o que fará a diferença entre o êxito e o fracasso, pois as informações mais relevantes sempre ficarão de lado por serem simples, e ao mesmo tempo são as que determinarão o destino organizacional no mercado.
Por isso é fácil compreender como as empresas passam a perder clientes dia após dia, pois o esforço para tal é elevado, a organização acha que já conhece seus consumidores e que não precisa mais dialogar com eles, esquecendo-se completamente do relacionamento e tentando levar ao mercado o que não é mais interessante.
Também é preciso analisar tranquilamente o maior número de informações antes de se decidir o caminho a trilhar, e isto não significa arrastar por dia, meses ou anos uma escolha, mas contar com colaboradores tão bem preparados que as reuniões produzem muito mais em um tempo relativamente curto, com um foco bem definido e de maneira a integrar todas as áreas no mesmo projeto.
Desta maneira as escolhas não ganham a cara de um determinado grupo, são decisões da empresa, para a empresa e que focam nos desejos dos consumidores, voltando ao ponto onde o preparo dos colaboradores é essencial, independentemente da área em que atuem, visando a excelência em tempo integral.
No entanto muitas empresas ainda acham que podem ter áreas completamente distintas, sem conexão e que colocam em ação seus projetos de forma individualizada, ação que já não possui mais sentido há muito tempo e comprova que para estas organizações o que é irrelevante é chamado de consumidor.
Mas indo no sentido oposto existem empresas que andam lado a lado com seus clientes, ouvindo-os, coletando informações, tomando decisões muito bem lapidadas e desenvolvidas para atender aos desejos destes consumidores, abrindo novas oportunidades futuras por tornarem mais simples todo o fluxo de troca de ideias e na administração das decisões tomadas com foco no desenvolvimento de soluções para a empresa e o cliente.