22 de novembro de 2011

Hábitos, desenvolvimento por meio de treinamentos e a administração da excelência em Marketing

As pessoas certas nos lugares certos permitem que as empresas se desenvolvam, criam soluções e dão maior credibilidade a tudo o que é produzido pela organização, fato que é muito discursado e pouco praticado, pois as empresas sempre acham que estão jogando dinheiro fora ao realizarem treinamentos, já que jamais sabem o que estão fazendo e sequer conhecem seus colaboradores.
Organização e administração do desenvolvimento são aspectos importantes para qualquer empresas, visando sair do estágio atual e alcançar um nível acima dos concorrentes, virando referência e sendo a vanguarda de um mercado.
Mas o que acontece é justamente o oposto, as empresas acham que podem fazer os melhores produtos e serviços sem investir, tendo colaboradores despreparados ou que sequer sabem o que fazem, criando ciclos viciosos que chamam de turnover, e então passam a culpar o mercado pela constante troca.
Isto ocorre porque desde o início das atividades a empresa sempre foi tratada como algo muito maior do que o mercado, seus concorrentes e especialmente os colaboradores, fazendo das pessoas peças substituíveis e descartáveis.
Também entram em ação fatores externos, como os concorrentes muito bem preparados, que sabem quem são e o que querem, que se relacionam com o consumidor e fazem um atendimento de excelência que os tornam diferenciados e mais desenvolvidos em pouco tempo.
Só que somente isto não vai reduzir as oportunidades de mercado de uma empresa, pois se a organização se preparar muito bem vai encontrar consumidores disponíveis e poderá atendê-los prontamente, fato raro e que só é alcançado pelas empresas com visão e tato.
O comportamento das empresas perante o colaborador também influencia no resultado, e tendo um nível de excelência ao lidar com as pessoas estas empresas ganham em competitividade, criatividade e desenvolvimento.
Indo além disso as organizações acabam ganhando a possibilidade de virar referência no mercado em que atuam, e isto é reflexo direto dos treinamentos ministrados, da capacidade em trazer para dentro da empresa os melhores colaboradores, que possuam um conhecimento diferenciado, mas que não habilitem a entrada de dúvidas que prendam a empresa em âncoras, outro fator comum e que dia após dia se repete, e que é a chance que as melhores empresas aguardam, pois não precisarão se desdobrarem em um tempo reduzido, podendo pensar, estudar e colocar em prática tudo o que foi criado e desenvolvido em conjunto.
Agir é um ponto a ser pensado, estudado e trabalhado continuamente, sem fazer o que os concorrentes desejam, trazendo os melhores colaboradores para dentro da empresa e atendendo aos desejos dos consumidores, de forma simples e direta, e que por isso exige muito esforço das organizações que sempre se habituaram a fazer o mais difícil por não ouvirem seus clientes e colaboradores.