5 de novembro de 2011

Inovação e administração do core business como diferencial estratégico de Marketing

O tamanho das ações organizacionais é determinado pela capacidade de gerenciar e colocar em prática todo o planejamento, estudando cada ocasião adequadamente, tornando o expertise da empresa parte dos fundamentos da cultura e compartilhando as informações entre as áreas de tal maneira que todos possam colaborar com novas ideias, aprimorar e desenvolver novas soluções.
Cada uma das ações de uma empresa deve ter como princípio o conhecimento, sem que as coisas sejam feitas às pressas reduzam o desempenho organizacional, como forma de proteger o nível de excelência já alcançado e incentive o estabelecimento desta excelência em todos os níveis e ações.
Da mesma forma a empresa necessita contar com colaboradores bem preparados, não há como oferecer produtos e serviços de alto nível quando uma área não cumpre com suas obrigações.
O interessante é que diariamente muitas empresas deixam escapar por entre os dedos milhões de consumidores, perdendo-os pela incompetência de uma área, tendo a situação agravada quando o impacto que causa a perda é terceirizado, o que demonstra o despreparo da organização, pois nenhuma área estratégica e do core business deve ser passada para outra empresa.
Muitos podem até achar que isto não acontece, mas muitas empresas se deixam levar e acabam perdendo seu poder de reação ao colocarem nas mãos de outros o que irá influenciar todo o negócio, atrapalhando a criação e formulação de estratégias mais adequadas e adaptáveis às novas condições do mercado.
Então os concorrentes agradecem e abocanham aquela fatia de mercado que está disponível e sedenta para ser atendida, fato que é consumado quando os dois lados se encontram e formam uma parceria que gera resultado e satisfação para ambos.
Com isso é possível perceber o que leva uma empresa a alcançar o êxito, como cada uma das áreas é tratada, isolada e conjuntamente, quando as estratégias são traçadas e os novos projetos elaborados, não deixando margens muito grandes para a concorrência e oferecendo os melhores produtos e serviços aos clientes após longo e intenso diálogo, saindo da mera comunicação de mão única para uma troca de informações realmente produtiva, resultado do uso da inteligência e da capacidade de adaptação ao presente e às novas ferramentas disponíveis.