19 de novembro de 2011

O desenvolvimento estruturado e a excelência nas ações estratégias e de relacionamento com o cliente em Marketing

Organizações estruturadas conquistam consumidores através dos melhores produtos e serviços, que são obtidos por meio do conhecimento que sai do comum, encontra o simples e alcança a excelência por atender exatamente o que é esperado, tendo a oportunidade de surpreender os clientes e fazer com que a sua marca não seja esquecida facilmente.
Empresas que não conseguem se desenvolver já nasceram fadadas ao desaparecimento, mesmo que sobrevivam por um período extenso, que vai além da compreensão do mercado e surpreende clientes por não contarem com produtos e serviços adequados ao presente.
Isto acontece porque a maioria das empresas nasce da tentativa de copiar outra organização, não há planejamento ou conhecimento embutido na mera vontade de fazer sem estrutura alguma, tentando seguir passos que não pertencem à organização, já que toda cultura organizacional é diferente das demais, e somente as empresas inteligentes entendem a forma como devem agir neste caso.
Mas além de imitar os concorrentes as empresas se esquecem dos clientes, apagam as melhores ideias dos colaboradores e não fazem o mínimo esforço para melhorar, como se o que produzissem hoje já fosse eternamente suficiente e adequado.
Outro ponto interessante é a incapacidade de enxergar o mundo real, como se virtualizassem todas as ações e não pudessem mais concretizar seus planos, distorcendo a realidade e passando a serem conhecidas como exemplos a não se seguir.
E então tudo o que é feito acaba perdido, não surte efeito positivo e gera um desconforto interno tão grande que os melhores colaboradores migram rapidamente para os concorrentes.
Além disso é preciso ter também toda uma estrutura voltada à busca e oferta de soluções, contando com a participação de todas as áreas, revigorando o conhecimento ao permitir que novas informações adentrem o ambiente organizacional e tragam referências diferenciadas do que pode ser feito, sem se esquecer de adaptar as ações à cultura única da empresa, passo tão importante quanto criar.
Sair produzindo não é uma ação inteligente para qualquer organização, pois o pensar antecipado consolida as ideias, transforma o conhecimento em um motor para o desenvolvimento contínuo e estabelece diretrizes que almejam a excelência diária, se distorcer informações ou criar uma ilusão na qual somente a organização acredita.