26 de dezembro de 2011

Comunicação, estudos, pesquisas e inteligência estratégia na diferenciação e desenvolvimento organizacional em Marketing

Organizar a comunicação interna torna viável aproveitar mais ideias, formando um conjunto entre todas as áreas, colaboradores e fortalecendo os vínculos que definem a cultura e as diretrizes da empresa, tendo como foco a excelência e a atenção aos desejos dos consumidores.
Comunicar-se adequadamente traz um diferencial às organizações inteligentes, fator decisivo no momento de se colocar no mercado um produto ou serviço, atendendo aos consumidores com simplicidade e direcionamento.
Mas para alcançar este estágio avançado é necessário que a empresa saiba, inicialmente, quem ela própria é, para que serve, porque produz e porque se relaciona com pessoas, abandonando aquela figura mítica onde o cliente é uma peça e depende da organização, pois o mercado vive uma realidade onde a empresa é dependente dos consumidores e dos concorrentes.
Então tudo o que envolve a criatividade não é mais fruto exclusivo dos colaboradores da sua empresa, pois as referência estão disponíveis e acessíveis em um volume jamais visto anteriormente, permitindo que as melhores e maiores ideias ganhem asas e saiam do papel com uma eficácia assertiva.
Por esta razão é que se torna fundamental ter colaboradores mais atentos, que não fiquem presos às paredes da empresa, saindo do ambiente organizacional para arejar a mente, deixar fluir a criatividade e tomar como referência outras empresas, não para copiá-las indiscriminadamente, mas para reverenciar as melhores ideias sem nenhum problema, ao ponto de extrapolá-las e torná-las obsoletas.
E o comportamento organizacional diante da melhoria contínua diária também deve ser diferente, não se fazendo loucuras, e ao mesmo tempo inovando, estudando novas possibilidades e alcançando a vanguarda do mercado por mérito próprio, trazendo o máximo de informações dos clientes para as pessoas que diariamente estão em contato com eles e são a maior fonte de referência e inspiração que uma empresa pode contar.
Quando as empresas entendem que seus colaboradores são motivadores de mudanças e melhorias as ações passam a ser tomadas com consciência, inteligência e discernimento, utilizando os recursos com parcimônia e alcançando o êxito produtivo no tempo ideal.