28 de dezembro de 2011

Cultura, desenvolvimento e reinvenção contínua organizacional em Marketing

Reinventar uma empresa é um processo contínuo, que não deve mexer nas bases culturais, mas na maneira como a organização age, se comporta e toma suas decisões conforme o tempo passa, adaptando-se e evoluindo em parceria com seus clientes, colaboradores e fornecedores.
Organizações devem manter uma base sólida com a qual fundamentam suas ações, tomam decisões e planejam como a estrutura deve atuar para satisfazer consumidores e criar inovações com o passar dos anos.
Por esta razão tudo o que é devidamente desenhado já prevê o desenvolvimento, uma melhoria contínua em todos os pontos, não para desprezar o que se constrói agora, mas por terem a noção exata de que o melhor produto ou serviço que podem oferecer aos clientes é sempre o próximo.
Com esta dimensão realista cada ação ganha uma força maior, o empenho de todas as áreas é fundamentado sobre o conhecimento e torna todos os estudos e pesquisas válidos, utilizáveis hoje e no futuro, como base para o desenvolvimento de soluções cada vez melhores.
Mesmo assim tudo o que é produzido possui um nível de qualidade esperado, e até surpreendente, para o consumidor, levando-se em conta muito mais do que meras informações de um banco de dados, aproveitando-se o relacionamento com os clientes e entregando-lhes produtos e serviços delineados pelo conhecimento, passando pelos desejos e formando uma parceria duradoura.
Por esta razão todas as ações não devem ser delimitadas a manuais que engessam as empresas, pois o conhecimento deve estar aliado ao desenvolvimento, às pesquisas e aos estudos de forma a incentivar a criatividade, integrando todas as áreas, formando um conjunto de ideias muito mais forte e simples, unindo os diferentes conhecimentos e permitindo que as pessoas realmente contribuam.
Então cada etapa do desenvolvimento não é mais associada à mudança onde tudo é jogado fora, mas é desenvolvido, estudado novamente e reestruturado de forma a potencializar a excelência já existente, agregando novas áreas de conhecimento àquilo que já traz um resultado muito bom e também trazendo as demais para o mesmo patamar, maneira como todas as empresas devem trabalhar realmente.