2 de dezembro de 2011

Cultura, excelência e desenvolvimento contínuo em Marketing

Colaboradores dedicados são incentivados pelas condições que as empresas lhes dão diariamente, com a oportunidade de explorar novos conhecimentos, trocar informações com as outras áreas e fazer com que a excelência permeie todas as ações, fator que é primordial e acaba compondo o cerne da cultura organizacional.
Todas as decisões tomadas diariamente nas empresas inteligentes são fundamentadas em conhecimento, abordando as oportunidades de mercado de forma ágil e prática, sem achismos insanos ou um discurso derrotista, fazendo a diferença na hora em que o consumidor adquire seus produtos e serviços.
Do mesmo jeito é possível encontrar empresas no mercado que só culpam seus concorrentes por todos os fracassos, mas nada foi feito para mudar, apenas copiaram os concorrentes, não fazendo por merecer a longevidade que obtiveram.
Então o nível de comprometimento é influenciado diretamente pelas condições oferecidas, tanto dos colaboradores quanto da própria empresa para com seus clientes, distribuidores e fornecedores.
Só que o mercado também exige que cada organização cuide de suas particularidades, que desenhe seu território de forma inteligente e concisa, sem inventar ou sair produzindo sem saber para quem, como acontece normalmente e leva ao desaparecimento de muitas empresas todos os dias.
Desta forma tudo o que é produzido não é mais fruto de uma mera vontade incessante em competir com as outras empresas, mas para satisfazer consumidores e contar com a permanência na vida deles por mais tempo, deixando pouco espaço para os concorrentes.
Mas nem todas as empresas estão preparadas para lidar com o mercado extremamente competitivo, que tem na globalização inúmeras oportunidades para àqueles que pensam, aplicam o conhecimento e fazem o máximo para entregar aos consumidores o melhores produtos e serviços.
Empresas devem nascer prontas para fazer o melhor, criando uma cultura onde a excelência é o mínimo aceitável, pois todos os dias investem em treinamentos para desenvolver seus colaboradores, deixando-os prontos para atender aos clientes e satisfazê-los plenamente.