17 de dezembro de 2011

Efetividade estratégica na diferenciação das ações com a integração das áreas em Marketing

Estratégias desenhadas com a participação de todas as áreas são mais efetivas e precisas, deixando um número de pessoas muito maior colaborar com as decisões, levando às organizações ao êxito mais rapidamente.
Combinar com todas as áreas o mesmo discurso fortalece qualquer organização, tornando-a mais competente e alinhada com o presente de mercado, andando no mesmo compasso e impedindo que os concorrentes se aproximem.
Mas isto não acontece da noite para o dia, é necessário contar com um time muito bem afinado, e para que isso aconteça é preciso sair da mesmice, oferecendo mais do que produtos e serviços para os consumidores.
Logicamente o que acontece na maioria das empresas é caótico, sem uma organização evidente e direta, proporcionando achados e não criações, copiando os concorrentes e imitando-os, para evitar o risco de pensar e fazer o que é certo.
Então tudo o que acontece não depende das forças internas, mas do que o mercado permite, e até certo ponto tolera, já que as melhores empresas cuidam de suas fatias de mercado muito bem e buscam retirar consumidores dos concorrentes por meio dos melhores produtos e serviços, aliados à uma visão muito mais ampla e assertiva.
Deste modo as ações não são desenvolvidas por um grupo reduzido de pessoas, pois todos os colaboradores são incentivados a criar, a oferecer soluções em todas as áreas, mesmo que inicialmente pareçam que não surtirão um efeito grande.
Também existe um compromisso maior de cada colaborador, que acaba por enxergar o resultado do seu trabalho em um produto ou serviço adquirido, facilitando a criação de soluções em um futuro muito próximo, pois o contato com os clientes é muito mais ativo e concreto.