3 de dezembro de 2011

Valores organizacionais, diferenciação no mercado e relacionamento com o consumidor em Marketing

A vanguarda conquistada pelas organizações em um mercado é fruto da constante visualização do que acontece no presente, sem deixar o passado virar um âncora ou o futuro ser colocado tão à frente que jamais chegará.
Empresas devem tomar para si suas responsabilidades diária, desde o início das atividades, colocando-se no presente diariamente, não apenas para produzir, mas para entender que ao atender seus clientes hoje a empresa terá uma nova oportunidade amanhã.
O que mais chama a atenção é que as empresas não se preocupam em olhar para o consumidor hoje, agora, neste instante, pois sempre recorrem aos dados históricos, às experiências anteriores, como se as pessoas fossem imutáveis, constantemente formatadas de um único modo, sem aprender, sem se aprimorar ou poder ter novos desejos.
Isto faz com que todos os dias dentro das organizações sejam iguais, tudo é processado da mesma forma, nada mais é pensado, o consumidor vira um número esquecido em uma planilha e só é valorizado quando transfere uma soma monetária para a empresa.
Mas o mercado também possui empresas inteligentes que se relacionam verdadeiramente com seus consumidores, que não param no tempo e olham à frente com os pés no presente, pois não perdem a capacidade de se desenvolver, de criar e dar condições para que seus colaboradores saiam das caixas invisíveis que bloqueiam a percepção mais ampla das oportunidades que surgem ao realizarem estudos e pesquisas para aprimorarem suas ideias, transformando-as em produtos e serviços posteriormente.
Só que este comportamento só é possível quando a organização já nasce sobre fundamentos sólidos e construídos com a intenção de ir além do ganhar dinheiro, produzir e ter um público-alvo fiel, gerando a constante busca pela satisfação do cliente, algo que acontece com poucas empresas, já que elas organizam seus processos para dar certo, e não para separar as áreas.
Também fica muito claro que o atendimento ao cliente é elaborado sobre um conceito muito simples e que é difícil de ser aplicado, pois a própria empresa se coloca na figura do consumidor e sabe que deve dar o mesmo tratamento que deseja receber, não para vender, pura e simplesmente, mas para se desenvolver e criar inovações que encantam os clientes e colocam as organizações na vanguarda do mercado.