30 de dezembro de 2011

Relacionamento continuado com o consumidor associado às pesquisas de Marketing

Distanciar-se dos clientes é um processo comum em muitos mercados, efetuado por empresas que não compreendem a razão que existe para tal relacionamento perdurar o máximo de tempo possível, não pela necessidade de se lucrar única e exclusivamente, mas com o intuito de evoluir as ações, desenvolver a empresa e tornar a vanguarda de mercado uma constante dentro das melhores organizações.
Manter um relacionamento com os clientes é básico para qualquer empresa, tendo como reflexo a fidelidade natural, que cresce e passa para outras pessoas, tanto dentro das famílias quando pelo nível de amizade existente entre os consumidores, mas são poucas as empresa que estão preparadas para lidar com esta constante, ignorando toda e qualquer informação nova que chegue aos colaboradores, pois acham que já conhecem os clientes tão profundamente que nada mais é necessário no campo das pesquisas de Marketing.
Outro ponto interessante é a incapacidade de muitas organizações aceitarem que o mercado é mutável, movendo-se em uma velocidade que, dependendo do setor, mexe com a maneira de pensar organizacional.
Mesmo assim muitas empresas acham que não precisam de clientes, que eles dependem das organizações para sobreviver e que não encontrarão produtos e serviços equivalentes ou melhores em seus concorrentes, apontando diretamente para a visão míope e ofuscada pela falta de conhecimento em todos os níveis mais elevados.
E desta maneira as empresas desprovidas de preparo deixam o mercado receptivo aos concorrentes mais capacitados, que investem em seus colaboradores e os preparam diariamente para fazer o melhor, transformando o conhecimento em produtos e serviços que atendem aos desejos dos consumidores, agregando novas informações àquilo que já existe e inovando ao estarem conectadas com o presente.
Por esta razão é que poucas organizações são reconhecidas facilmente pelos consumidores, obtendo diferenciais que as colocam sempre na frente dos concorrentes, oferecendo produtos e serviços dentro do tempo correto e formando uma parceria de longa duração com os consumidores, pois seus colaboradores estão muito bem preparados para lidar com a interação cliente empresa.
Quanto mais próxima a empresa se encontra de seus consumidores maiores são as inovações disponibilizadas em um mercado, atendendo desejos com maior precisão e deixando aos clientes a certeza de que a parceria formada será longa e trará satisfação para ambos os lados.

28 de dezembro de 2011

Cultura, desenvolvimento e reinvenção contínua organizacional em Marketing

Reinventar uma empresa é um processo contínuo, que não deve mexer nas bases culturais, mas na maneira como a organização age, se comporta e toma suas decisões conforme o tempo passa, adaptando-se e evoluindo em parceria com seus clientes, colaboradores e fornecedores.
Organizações devem manter uma base sólida com a qual fundamentam suas ações, tomam decisões e planejam como a estrutura deve atuar para satisfazer consumidores e criar inovações com o passar dos anos.
Por esta razão tudo o que é devidamente desenhado já prevê o desenvolvimento, uma melhoria contínua em todos os pontos, não para desprezar o que se constrói agora, mas por terem a noção exata de que o melhor produto ou serviço que podem oferecer aos clientes é sempre o próximo.
Com esta dimensão realista cada ação ganha uma força maior, o empenho de todas as áreas é fundamentado sobre o conhecimento e torna todos os estudos e pesquisas válidos, utilizáveis hoje e no futuro, como base para o desenvolvimento de soluções cada vez melhores.
Mesmo assim tudo o que é produzido possui um nível de qualidade esperado, e até surpreendente, para o consumidor, levando-se em conta muito mais do que meras informações de um banco de dados, aproveitando-se o relacionamento com os clientes e entregando-lhes produtos e serviços delineados pelo conhecimento, passando pelos desejos e formando uma parceria duradoura.
Por esta razão todas as ações não devem ser delimitadas a manuais que engessam as empresas, pois o conhecimento deve estar aliado ao desenvolvimento, às pesquisas e aos estudos de forma a incentivar a criatividade, integrando todas as áreas, formando um conjunto de ideias muito mais forte e simples, unindo os diferentes conhecimentos e permitindo que as pessoas realmente contribuam.
Então cada etapa do desenvolvimento não é mais associada à mudança onde tudo é jogado fora, mas é desenvolvido, estudado novamente e reestruturado de forma a potencializar a excelência já existente, agregando novas áreas de conhecimento àquilo que já traz um resultado muito bom e também trazendo as demais para o mesmo patamar, maneira como todas as empresas devem trabalhar realmente.

26 de dezembro de 2011

Comunicação, estudos, pesquisas e inteligência estratégia na diferenciação e desenvolvimento organizacional em Marketing

Organizar a comunicação interna torna viável aproveitar mais ideias, formando um conjunto entre todas as áreas, colaboradores e fortalecendo os vínculos que definem a cultura e as diretrizes da empresa, tendo como foco a excelência e a atenção aos desejos dos consumidores.
Comunicar-se adequadamente traz um diferencial às organizações inteligentes, fator decisivo no momento de se colocar no mercado um produto ou serviço, atendendo aos consumidores com simplicidade e direcionamento.
Mas para alcançar este estágio avançado é necessário que a empresa saiba, inicialmente, quem ela própria é, para que serve, porque produz e porque se relaciona com pessoas, abandonando aquela figura mítica onde o cliente é uma peça e depende da organização, pois o mercado vive uma realidade onde a empresa é dependente dos consumidores e dos concorrentes.
Então tudo o que envolve a criatividade não é mais fruto exclusivo dos colaboradores da sua empresa, pois as referência estão disponíveis e acessíveis em um volume jamais visto anteriormente, permitindo que as melhores e maiores ideias ganhem asas e saiam do papel com uma eficácia assertiva.
Por esta razão é que se torna fundamental ter colaboradores mais atentos, que não fiquem presos às paredes da empresa, saindo do ambiente organizacional para arejar a mente, deixar fluir a criatividade e tomar como referência outras empresas, não para copiá-las indiscriminadamente, mas para reverenciar as melhores ideias sem nenhum problema, ao ponto de extrapolá-las e torná-las obsoletas.
E o comportamento organizacional diante da melhoria contínua diária também deve ser diferente, não se fazendo loucuras, e ao mesmo tempo inovando, estudando novas possibilidades e alcançando a vanguarda do mercado por mérito próprio, trazendo o máximo de informações dos clientes para as pessoas que diariamente estão em contato com eles e são a maior fonte de referência e inspiração que uma empresa pode contar.
Quando as empresas entendem que seus colaboradores são motivadores de mudanças e melhorias as ações passam a ser tomadas com consciência, inteligência e discernimento, utilizando os recursos com parcimônia e alcançando o êxito produtivo no tempo ideal.

24 de dezembro de 2011

Dimensionamento de ações com o uso do conhecimento estratégico de Marketing

A dimensão das ações de uma organização não se limitam às suas paredes, pois influenciam todo o mercado, não somente em contexto local, mas sim em um território mais amplo e até global, pois a facilidade de se comunicar é tão grande que um deslize é suficiente para retirar uma empresa de atividade.
Ações planejadas sempre trarão resultados melhores, conquistarão clientes mais facilmente e demonstrarão que a empresa faz por merecer o reconhecimento do mercado.
Mas o que acontece diariamente é justamente o oposto, as organizações investem em ações semi amadoras, sem qualquer conhecimento, por achismos que não levam a lugar algum e surgem da mentes daqueles que sequer conhecem o negócio que gerenciam, algo utópico e que parece improvável, mas que é tão comum que apaga do mercado inúmeras empresas dia após dia.
Então tudo o que é programado surte um efeito melhor, e a consequência destas ações é o lucro, pois a oferta de produtos e serviços de alto nível é básico, e antes disso está o desejo em atender e se relacionar com seus clientes da melhor maneira possível, estudando tendências, aproximando-se mais do consumidor e trazendo novos dados para entender e colocar no mercado o que é desejado.
Só que ainda assim muitas empresas deixam a desejar quando o assunto é estudar e entender o mercado, apenas coletando um punhado de informações sem saber para que servem e porque foram coletadas, tornando todo o trabalho irrelevante e sem nexo com a realidade organizacional.
Por razões como esta é que o consumidor sempre parece jogado às traças, sendo valioso quando traz seu dinheiro, sendo descartado novamente logo em seguida, e este modelo de organização ainda sobrevive em muitos mercados, prejudicando às demais empresas, ao mercado e ao setor em questão.
Diante disso é preciso tomar certos cuidados ao se tomar decisões, e são poucas as empresas que sabem o que fazem, tanto que se destacam mundialmente e viram referências para serem seguidas e não copiadas indiscriminadamente como as empresas desprovidas de conhecimento fazem.

19 de dezembro de 2011

Motivação, estratégia e desenvolvimento organizacional em Marketing

Tornar sua empresa em uma provedora de soluções é um fato que se consolida quando a empresa é fundada, pois em seu nascedouro tudo pode ser delineado pela excelência quando o conhecimento é a base para a tomada de decisões, as escolhas e a construção de sua visão e valores, trazendo para seu ambiente colaboradores mais bem preparados e incentivados à criar continuamente.
A capacidade de oferecer soluções é o principal motivador de melhorias em qualquer empresa, trazendo ao presente as experiências de cada colaborador em momentos distintos e que viabilizam o desenvolvimento de produtos e serviços melhores.
Neste mesmo instante também é interessante observar que todas as ações e estratégias são delimitadas de acordo com a capacidade organizacional, seu público-alvo e concorrentes de mercado.
Além disso é necessário ter também condições adequadas para oferecer aos colaboradores, que se sentem mais à vontade e podem contribuir para o desenvolvimento de novas oportunidades e o aproveitamento daquelas já existentes, melhorando os produtos e serviços com o passar dos tempos.
Então cada ação passa a ser colocada em prática com muito mais conhecimento, estudos e pesquisas direcionados, com um autoconhecimento organizacional muito melhor e maior, além de entender melhor a cabeça dos consumidores.
Enquanto isso muitas empresas passam a apenas imitar as que se destacam no mercado, tentando copiar os produtos e serviços, sem levar em conta todo o relacionamento envolvido internamente e com o cliente.
Assim as melhores empresas podem se destacar ainda mais, revendo suas ações com maior cautela e desenvolvendo-as mais rapidamente, com maior efetividade e reconhecimento dos clientes e dos concorrentes que passam a copiá-las indiscriminadamente.

18 de dezembro de 2011

Atividades e terceirização inteligente em Marketing

Repassar para outras empresas certas atividades é uma decisão a ser tomada com cautela, fator tão importante quanto a capacidade do fornecedor em atender o que é solicitado, pois na maioria das vezes as empresas entregam para outras o que é parte do seu core business, não levando em conta a importância de manter as atividades essenciais dentro de seu controle direto.
Entender o funcionamento da empresa é primordial para se tomar qualquer decisão, não deixando o seu cerne ser dividido e perder a excelência.
Por esta razão é que as organizações inteligentes conseguem se destacar no mercado, pois estão atentas ao presente, sabem muito bem que não devem deixar outras organizações controlarem o seu negócio ou parte do que é vital.
Isto também pode gerar uma certa discussão interna, mas para uma empresa inteligente tudo se ajeita mais rapidamente, pois o foco da organização é a excelência, e as atividades que podem ser repassadas estão fora da coluna que mantém o negócio funcionando, o que não significa total isolamento.
Mas ainda assim é necessário um preparo, até certo ponto psicológico, da própria empresa, que defende seus interesses com base nos estudos e pesquisas realizados no mercado.

17 de dezembro de 2011

Efetividade estratégica na diferenciação das ações com a integração das áreas em Marketing

Estratégias desenhadas com a participação de todas as áreas são mais efetivas e precisas, deixando um número de pessoas muito maior colaborar com as decisões, levando às organizações ao êxito mais rapidamente.
Combinar com todas as áreas o mesmo discurso fortalece qualquer organização, tornando-a mais competente e alinhada com o presente de mercado, andando no mesmo compasso e impedindo que os concorrentes se aproximem.
Mas isto não acontece da noite para o dia, é necessário contar com um time muito bem afinado, e para que isso aconteça é preciso sair da mesmice, oferecendo mais do que produtos e serviços para os consumidores.
Logicamente o que acontece na maioria das empresas é caótico, sem uma organização evidente e direta, proporcionando achados e não criações, copiando os concorrentes e imitando-os, para evitar o risco de pensar e fazer o que é certo.
Então tudo o que acontece não depende das forças internas, mas do que o mercado permite, e até certo ponto tolera, já que as melhores empresas cuidam de suas fatias de mercado muito bem e buscam retirar consumidores dos concorrentes por meio dos melhores produtos e serviços, aliados à uma visão muito mais ampla e assertiva.
Deste modo as ações não são desenvolvidas por um grupo reduzido de pessoas, pois todos os colaboradores são incentivados a criar, a oferecer soluções em todas as áreas, mesmo que inicialmente pareçam que não surtirão um efeito grande.
Também existe um compromisso maior de cada colaborador, que acaba por enxergar o resultado do seu trabalho em um produto ou serviço adquirido, facilitando a criação de soluções em um futuro muito próximo, pois o contato com os clientes é muito mais ativo e concreto.

14 de dezembro de 2011

Desenvolvimento cíclico organizacional em Marketing

Empresas com a capacidade de se reinventarem de tempos em tempos não deixam margem para que os concorrentes as alcancem ou passem, demonstrando um controle de ações muito próximo da perfeição, que com leves ajustes sempre mantém estas organizações à frente da concorrência e criam oportunidades viáveis para o êxito.
O foco das ações organizacionais é ajustado delicadamente enquanto um caminho é seguido, trazendo novas informações para o ambiente interno e deixando espaço suficiente para que a criatividade dos colaboradores seja melhor aproveitada.
Mas somente discursar sobre teorias que jamais serão colocadas em prática é uma ação em vão, sem valor algum, vazia, quase que uma comprovação da incompetência em tornar viável uma ideia, um conceito e atender aos desejos dos consumidores.
Desta maneira toda empresa inteligente sabe e faz por merecer o destaque ganho em um mercado, pois preferem buscar novas informações para que o desenvolvimento esteja em seus corredores, em cada uma de suas áreas e com todos os colaboradores, pois assim conseguem desenvolver todo o conjunto em um ritmo adequado e com objetivos muito bem definidos.
Por esta razão é muito importante, e interessante, trazer o máximo de informações para dentro da empresa e distribuí-las aos colaboradores, incentivando-os a observar novas práticas, para que tenham referências diferentes das encontradas internamente e venham a criar produtos e serviços desejados antes da concorrência.
Só que esta ação é rara, e importante demais para estar presente em qualquer organização, e é aí que as melhores empresas ganham o mercado, conquistam e cativam clientes, tendo como base a entrega de algo que vai além do produto ou serviço ofertado no mercado, que só é conhecido através das pesquisas, dos estudos e do relacionamento diário com o consumidor, sem exceção.

10 de dezembro de 2011

Cadeia de valor, aprendizado e melhoria contínua organizacional dentro do foco estratégico de desenvolvimento em Marketing

Empresas nascem de sonhos, que quando bem estruturados prolongam a vida das organizações e entregam aos consumidores produtos e serviços com valor elevado, não pelo que são em si, mas pelo que acabam representando na vida de cada pessoa, com toda a dedicação dos colaboradores e um relacionamento de excelência com os clientes.
Criar uma empresa é fácil, simples e cabe na vida de qualquer pessoa, mas estruturá-la adequadamente, entender o funcionamento de todos os fluxos e levar ao consumidor os melhores produtos e serviços é uma história completamente diferente, que exige muitos estudos, dedicação, determinação e disciplina, com as quais algumas culturas não estão habituadas e fazem o máximo para que a razão não entre pela porta da frente da organização.
Por isso é fácil encontrar organizações que não duram muito, que não se adaptam ao presente e não investem em desenvolvimento, achando que a mera existência já é mais do que suficiente para obter o lucro, e não a fidelidade dos clientes por muitos anos.
Isto é fruto das culturas que não valorizam o aprendizado, onde tudo é feito sem organização, sem planejamento e sem um sentido racional, apenas com a função de estar ali ocupando um espaço, atrapalhando os concorrentes e não tendo como princípio a diferenciação, o atendimento diferenciado ao consumidor e tudo o que pode fazer a empresa dar certo.
Mas enquanto muitas empresas não se dão conta do que devem fazer há um grupo seleto que faz por merecer o destaque, virando referência e servindo de guia em um mercado caótico e acostumado a dar sempre mais do mesmo, trazendo também um grau de proximidade maior para com o cliente, através dos colaboradores muito bem preparados e incentivados a fazer sempre o seu melhor.
Com um comportamento diferenciado as melhores empresas também ganham em agilidade e flexibilidade, tornando todo o tempo de trabalho produtivo, para a busca de soluções, de ajustes refinados e que permitem seguir em frente tranquilamente, pois cada um sabe das suas responsabilidades e faz o melhor que pode para tornar a organização muito melhor e mais desenvolvida a cada novo dia.

3 de dezembro de 2011

Valores organizacionais, diferenciação no mercado e relacionamento com o consumidor em Marketing

A vanguarda conquistada pelas organizações em um mercado é fruto da constante visualização do que acontece no presente, sem deixar o passado virar um âncora ou o futuro ser colocado tão à frente que jamais chegará.
Empresas devem tomar para si suas responsabilidades diária, desde o início das atividades, colocando-se no presente diariamente, não apenas para produzir, mas para entender que ao atender seus clientes hoje a empresa terá uma nova oportunidade amanhã.
O que mais chama a atenção é que as empresas não se preocupam em olhar para o consumidor hoje, agora, neste instante, pois sempre recorrem aos dados históricos, às experiências anteriores, como se as pessoas fossem imutáveis, constantemente formatadas de um único modo, sem aprender, sem se aprimorar ou poder ter novos desejos.
Isto faz com que todos os dias dentro das organizações sejam iguais, tudo é processado da mesma forma, nada mais é pensado, o consumidor vira um número esquecido em uma planilha e só é valorizado quando transfere uma soma monetária para a empresa.
Mas o mercado também possui empresas inteligentes que se relacionam verdadeiramente com seus consumidores, que não param no tempo e olham à frente com os pés no presente, pois não perdem a capacidade de se desenvolver, de criar e dar condições para que seus colaboradores saiam das caixas invisíveis que bloqueiam a percepção mais ampla das oportunidades que surgem ao realizarem estudos e pesquisas para aprimorarem suas ideias, transformando-as em produtos e serviços posteriormente.
Só que este comportamento só é possível quando a organização já nasce sobre fundamentos sólidos e construídos com a intenção de ir além do ganhar dinheiro, produzir e ter um público-alvo fiel, gerando a constante busca pela satisfação do cliente, algo que acontece com poucas empresas, já que elas organizam seus processos para dar certo, e não para separar as áreas.
Também fica muito claro que o atendimento ao cliente é elaborado sobre um conceito muito simples e que é difícil de ser aplicado, pois a própria empresa se coloca na figura do consumidor e sabe que deve dar o mesmo tratamento que deseja receber, não para vender, pura e simplesmente, mas para se desenvolver e criar inovações que encantam os clientes e colocam as organizações na vanguarda do mercado.

2 de dezembro de 2011

Cultura, excelência e desenvolvimento contínuo em Marketing

Colaboradores dedicados são incentivados pelas condições que as empresas lhes dão diariamente, com a oportunidade de explorar novos conhecimentos, trocar informações com as outras áreas e fazer com que a excelência permeie todas as ações, fator que é primordial e acaba compondo o cerne da cultura organizacional.
Todas as decisões tomadas diariamente nas empresas inteligentes são fundamentadas em conhecimento, abordando as oportunidades de mercado de forma ágil e prática, sem achismos insanos ou um discurso derrotista, fazendo a diferença na hora em que o consumidor adquire seus produtos e serviços.
Do mesmo jeito é possível encontrar empresas no mercado que só culpam seus concorrentes por todos os fracassos, mas nada foi feito para mudar, apenas copiaram os concorrentes, não fazendo por merecer a longevidade que obtiveram.
Então o nível de comprometimento é influenciado diretamente pelas condições oferecidas, tanto dos colaboradores quanto da própria empresa para com seus clientes, distribuidores e fornecedores.
Só que o mercado também exige que cada organização cuide de suas particularidades, que desenhe seu território de forma inteligente e concisa, sem inventar ou sair produzindo sem saber para quem, como acontece normalmente e leva ao desaparecimento de muitas empresas todos os dias.
Desta forma tudo o que é produzido não é mais fruto de uma mera vontade incessante em competir com as outras empresas, mas para satisfazer consumidores e contar com a permanência na vida deles por mais tempo, deixando pouco espaço para os concorrentes.
Mas nem todas as empresas estão preparadas para lidar com o mercado extremamente competitivo, que tem na globalização inúmeras oportunidades para àqueles que pensam, aplicam o conhecimento e fazem o máximo para entregar aos consumidores o melhores produtos e serviços.
Empresas devem nascer prontas para fazer o melhor, criando uma cultura onde a excelência é o mínimo aceitável, pois todos os dias investem em treinamentos para desenvolver seus colaboradores, deixando-os prontos para atender aos clientes e satisfazê-los plenamente.