17 de janeiro de 2012

Decisões, inteligência e administração do desenvolvimento organizacional em Marketing

Agir é uma decisão tomada pelas empresas inteligentes que não esperam o futuro passar pelo presente rumo ao passado, pois tratam de observar atentamente o que ocorre no mercado e todas as influências e tendências de uma constante evolução encontrada em todos os níveis organizacionais.
Tomar decisões é parte da evolução diária de qualquer empresa, desde que tudo seja devidamente planejado, organizado e permeado pelo conhecimento em todas direções, sem menosprezar qualquer variável.
Só que as empresas tendem a deixar o tempo passar por acharem que sempre terão a capacidade de fazer melhor que seus concorrentes sem programar seus passos, conhecendo o mercado, acompanhando o desenvolvimento, e evolução, dos produtos e serviços, além de ignorar por completo a figura do cliente, algo feito hábil e rapidamente pela maioria das organizações.
Então todas as ações ficam penduradas em achismos, nas supostas ideias que surgem do nada, e para lá carregam as organizações, pois sempre há, houve e haverá, uma fonte de referência para se criar, a não ser que a ignorância domine o ambiente organizacional e seja a regra dentro da empresa.
Com isso os modelos de gestão também são influenciados pela cultura, ou falta dela, em todas as empresas, pois não há como saber a direção que se deseja ir se não há uma história a ser escrita.
Mas para que tudo aconteça adequadamente é necessário que a empresa tenha consciência de suas ações por um período maior, sem que o imediatismo seja a regra, pois ao se tratar de decisões organizacionais sempre há uma preocupação com o ciclo de vida da empresa, que não nasce agora para daqui a pouco desaparecer, fato comum e corriqueiro em mercados onde o conhecimento é deixado de lado por exigir que as pessoas pensem antes.