8 de janeiro de 2012

Desenho de processos baseados na cultura organizacional em Marketing

O desenho dos processos organizacionais reflete diretamente a cultura da empresa, demonstra claramente como são tomadas as decisões e quais são os princípios que norteiam o relacionamento interno e com o consumidor, fazendo com que seus colaboradores possam ter maior motivação para desenvolver novos projetos ou então guardá-los e oferecê-los em breve ao seu concorrente.
A maneira como a empresa gerencia seus processos dá aos colaboradores muitas oportunidades para participar da criação de soluções ou afastá-los rapidamente da organização, fato que diariamente é percebido e que afeta principalmente os clientes, que acabam deixados de lado pela incapacidade organizacional em fazer o que é certo.
Mas este certo pode parecer dúbio, pois cada pessoa terá a sua própria definição do que é certo, mas dentro da sociedade existem parâmetros comuns a todos que permitem entender o que realmente deve ser feito, e então a lógica e a razão permeiam as decisões em um tom diferenciado, sem esquecer do que realmente encanta o consumidor no momento de uma escolha por este ou aquele produto ou serviço.
Por esta razão é que fica evidente a necessidade de cada empresa contar com o melhor time de colaboradores, para que eles compreendam realmente como tudo o que é feito diariamente influencia cada decisão futura, além de revelar que certos comportamentos já não são mais aceitáveis em um mercado extremamente competitivo e que carece de organizações inteligentes.
Então cada um dos processos é desenhado com base no conhecimento, integrando todas as áreas e colocando em ação um time de colaboradores, e não departamentos como são vistos dia após dia em inúmeras empresas, em que a comunicação fica banida por trazer o perigo de uma conspiração contra a empresa, só que esta mesma organização não enxerga que ela própria sabota suas decisões ao não trazer para perto umas das outras áreas, criando um individualismo exacerbado e inútil.
Com este comportamento distorcido as empresas ainda se perguntam porque não alcançam resultados melhores e se destacam, sem olhar para tudo o que já fizeram até hoje e como tratam as pessoas, deixando muito claro que o foco principal não é oferecer produtos ou serviços de alto nível e qualidade reconhecida, mas satisfazer apenas um interesse momentâneo.
Para atingir resultados melhores as empresas precisam aplicar o conhecimento que possuem em seu dia a dia, em cada ação e tornando aproveitável o conhecimento individualizado de seus colaboradores, incentivando-os a participar ativamente dos processos criativos e de melhoria no fluxo de troca de informações e ideias internas, para que o consumidor seja melhor atendido e não procure seus concorrentes facilmente.