5 de janeiro de 2012

Formação, compartilhamento e atualização do conhecimento como fonte de inovação em Marketing

A construção do conhecimento no ambiente interno de uma empresa deve ser constante, sem limitar a criatividade dos colaboradores, passando pela troca de ideias entre todas as áreas, com foco na tomada de decisões de forma inteligente, e que é rara demais em um mercado altamente competitivo, gerando o reconhecimento de poucas organizações e tornando a disponibilidade de clientes menor, pois a atenção destes consumidores sempre estará voltada àquilo que é bem feito e atende aos seus desejos.
Compartilhar o máximo de informações entre as áreas é crucial para o funcionamento de qualquer empresa que deseja fazer o melhor em um mercado, racionalizando cada ação e tornando as pesquisas relevantes, pois cada dado é direcionado à área correta e não fica exclusivamente destinado aos arquivos que jamais são compartilhados.
Então todas as estratégias ficam delineadas por um nível de conhecimento mais profundo, cada melhoria, que para as empresas despreparadas é uma mudança, vira um referencial de mercado, a vanguarda que todas as organizações desejam mas não fazem por merecer por sempre reproduzirem as mesmas ações sem saber ao certo o porque.
Mas somente isto não fará com que as ações deem certo, é preciso ter um ponto de partida concreto, fazer o máximo para se desenvolver e administrar adequadamente cada ciclo, preparando a organização para as variações, que podem ser grandes ou pequenas, de maneira a proteger a cultura e tornar cada ação parte de um processo único e contínuo.
Desta maneira tudo é pensado, analisado e fundamentado em conhecimento puro, com a razão de se estar fazendo o que é correto, pois os números apontam para as melhores soluções, deixando evidente que cada pesquisa é necessária e faz com que os maiores diferenciais sejam incluídos em seus produtos ou serviços.
Por isso a troca constante de ideias e opiniões embasadas em conhecimento transforma a empresa em uma geradora de soluções, independentemente da aplicação e da área em que surgem as sugestões, pois estudá-las é o mínimo que pode ser feito, avaliando a viabilidade e colocando nas mãos dos clientes os melhores produtos e serviços com a certeza de que os estudos e pesquisas complementares trouxeram as informações necessárias para se fazer o que é correto e funciona.