2 de janeiro de 2012

Visão, alinhamento e precisão estratégica para o desenvolvimento organizacional em Marketing

A precisão estratégica é determinada pela capacidade organizacional em compreender as mudanças ocorridas no mercado, na maneira como os consumidores passam a tomar suas decisões e como os concorrentes e movem em busca de um lugar ao sol, tornando o mercado mais competitivo e trazendo para os clientes mais opções de produtos e serviços, que em nada interferem no desempenho das empresa inteligentes que conseguem fidelizar seus consumidores ao estarem sempre prontas para atender aos seus desejos e satisfazê-los plenamente.
Conciliar inteligência e ações internas é um caminho simples a ser trilhado em qualquer organização, com o compromisso entre as áreas sendo firmado sobre uma plataforma baseada em conhecimento, com tudo muito bem definido e estruturado, de forma a criar processos propícios ao desenvolvimento de soluções, sem amarrar o fluxo contínuo e direcionado ao êxito.
Mas para que tudo isso aconteça é preciso ter uma cultura organizacional voltada ao desenvolvimento, sem extirpar uma ou mais áreas das decisões, levando-se em conta o máximo de informações e trazendo a excelência como constante na distribuição do próprio conhecimento, fator esquecido e que por muitas vezes é trancado em gavetas pela incapacidade da empresa entender o que é preciso ser feito.
Então tudo o que acontece parece obra do acaso, como se não houvesse outra explicação para a própria existência da empresa, a não ser um acidente de percurso, onde tudo surgiu de repente e não existe lógica nas ações internas que geram os produtos e serviços.
Também fica muito mais fácil encontrar novas soluções quando todos os colaboradores estão envolvidos em cada um dos projetos, que unem áreas e transformam a maneira como as informações são trabalhadas, criando fluxos criativos e de crescimento, fator raro e que só demonstra o quanto uma empresa muito bem preparada pode trazer para o presente a vanguarda do mercado e a conquista real de consumidores que as acompanharão por muito tempo, deixando os concorrentes de lado e talvez nem percebendo-os.